Como parte do programa Prevenção Quanto antes Melhor, realizado pelo IMD com patrocínio da empresa Bayer via incentivo fiscal do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) da Prefeitura de São Paulo, em agosto, foi realizada atividade lúdica sobre sexualidade saudável para professores, pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Enzo Antônio Silvestrin, em São Paulo.
Em reunião bimestral do calendário da escola que reúne pais e professores, realizada durante o sábado letivo, a equipe do IMD apresentou o programa “Prevenção Quanto Antes Melhor” para pais e familiares dos alunos.
Foi mostrado o que é o IMD, o programa e os objetivos almejados, bem como as propostas de ações. Ainda foi realizada uma atividade: um jogo de tabuleiro em tamanho real, chamado “No caminho da prevenção”, que proporcionou que crianças e adultos entrassem em contato com os temas abordados pelo Prevenção.
A cada casa do tabuleiro percorrida literalmente pelos jogadores, uma pergunta era feita para o participante, fosse criança, adolescente ou adulto. As questões foram elaboradas para crianças de 8 a 13 anos ou para jovens e adultos de 13 anos ou mais. Essas perguntas tratavam de sexualidade, corpo humano (partes do corpo, ciclo menstrual, gravidez, puberdade), autoconhecimento (perspectivas de futuro, sentimentos), ISTs, Higiene pessoal e Rede de Apoio. Entre as perguntas, havia também desafios relacionados à atividade física.
O jogo foi realizado com 35 crianças e adolescentes e três adultos.