No dia 12 de abril, terça-feira, o Instituto Melhores Dias deu início às oficinas do programa Sustentasom, que ensinam noções de música e sustentabilidade. As duas primeiras aulas reuniram 60 alunos da E. E. (Escola Estadual) Jardim Ipê, em São Paulo, que aprenderam a fazer tamborins utilizando garrafas Pet recicladas.
No total, o programa irá atender 370 alunos de Ensino Fundamental I e de Ensino Médio de duas escolas públicas da capital paulista. Serão realizadas 44 oficinas de musicalização integrativa, confecção de instrumentos de percussão utilizando materiais recicláveis e laboratórios de ritmo com os instrumentos confeccionados.
Para Shirlei Consuelo Queiroz de Sousa, vice-diretora da E.E. Jardim Ipê, as oficinas superaram as expectativas dos educadores e da turma de estudantes:
“O trabalho é maravilhoso porque compreende alia coordenação motora, lateralidade, empatia com noções ritmo e de expressão artística. Eu consigo ver a felicidade no rosto das crianças que estão participando.“
Eduardo Oliveira de Souza, de 10 anos de idade, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, confirmou as impressões da diretora e disse ter adorado a experiência:
“Eu achei muito legal tudo o que ensinaram, a fazer um instrumento a fazer um som com ele usando coisas recicladas. Isso é muito divertido.”
À frente das atividades, além do oficineiro Pitu Leal, expert em construção de instrumentos artesanais com sucata, e os outros três profissionais oficineiros que o acompanharam, estava a intérprete de libras Letícia Leão dos Santos, que primou para a total inclusão para que todos os alunos compreendessem as instruções dos professores.
A E. E. Jardim Ipê está localizada próxima à Estação Capão Redondo (Linha 5-Lilás). No dia 26 de abril, têm início as oficinas na Escola Estadual Alberto Torres, na região da Estação Butantã (Linha 4-Amarela).
Sobre o programa – O Sustentasom é realizado com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
As atividades propostas pelo projeto Sustentasom, têm por objetivo conscientizar os participantes sobre a importância da preservação ambiental, fortalecendo vínculos com o meio ambiente, além de incentivar e desenvolver as capacidades e potenciais cognitivos, motores e artísticos dos jovens participantes.