Como parte do programa Comunidades Mais Saudáveis, o Instituto Melhores Dias realizou, no dia 22 de outubro, formação virtual sobre Educação sexual e cuidados corporais, voltada para professores das comunidades de Soure e Salvaterra localizadas na Ilha de Marajó no Estado do Pará.
As palestrantes foram a Assistente Social Maria da Paz Meireles, a Enfermeira Maria Iza Demes e a pedagoga Maria do Carmo que falaram para cerca de 50 pessoas ao longo de uma hora de exposição.
Elas abordaram o desenvolvimento físico e comportamental de meninos e meninas, identidade de gênero e deram muitas dicas de como promover um desenvolvimento saudável, sem problemas e riscos, inclusive de abuso sexual infantil, destacando como observar sinais físicos e comportamentais das crianças dentro do cotidiano escolar que requeiram atenção.
Elas salientaram a importância de promover a prevenção a problemas, identificando riscos e de realizar intervenções quando necessário. Foi informado na apresentação que, no Estado do Pará, os casos de abuso sexual contra menores teve aumento de 17% no último ano e que esse número não representa a realidade, que é muito pior, uma vez que impera a subnotificação no estado. Os participantes levantaram várias questões que prontamente foram respondidas pelas palestrantes.
O programa Comunidades Mais Saudáveis é realizado em parceria com a empresa MSD (Merck, Sharp & Dohme) e conta com o apoio do governo local. São atendidos 954 alunos e 40 professores de duas escolas da região e Agentes Comunitários de Saúde dos dois municípios.