Dia Mundial da Atividade Física (6/4), o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida (6/4) e o Dia Mundial da Saúde (7/4) são datas muito importantes porque lembram a necessidade de promover uma rotina de vida que permita a inclusão de hábitos saudáveis. Tem tudo a ver com os programas e ações do Instituto Melhores Dias (IMD).
Investir em uma vida mais saudável é garantir um futuro melhor para todos. Este ano essas datas são ainda mais fundamentais de serem lembradas, pois vivemos tempos em que o direito à saúde de milhões de pessoas está cada vez mais ameaçado no mundo. São muitos os conflitos em andamento que causam morte, dor, fome e sofrimento.
O tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é “Minha saúde, meu direito”. Um direito que deveria ser respeitado, porém, o Conselho de Economia da Saúde para Todos da OMS (Organização Mundial da Saúde) concluiu que, embora pelo menos 140 países reconheçam a saúde como um direito humano na sua constituição, apenas quatro mencionaram como financiá-la.
Precisamos todos (sociedade civil, poder público e empresas privadas) defender o direito de as pessoas, em todos os lugares, terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação.
Estas são as propostas dos programas do IMD. Vamos, juntos, deixar a teoria de lado e partir para a prática?