São Paulo, abril de 2022 – Unindo noções de música com sustentabilidade, o projeto SustentaSom, por meio do Instituto Melhores Dias, leva a 370 alunos de escolas públicas 44 oficinas de musicalização integrativa e confecção de instrumentos de percussão artesanais, feitos a partir de materiais recicláveis. Entre outras atividades oferecidas aos estudantes pelo projeto, haverá também laboratórios de ritmo com os instrumentos confeccionados.
As atividades são realizadas em parceria com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
Na terça-feira, (12 de abril), acontece a primeira oficina na Escola Estadual Jardim Ipê, localizada próxima à Estação Capão Redondo (Linha 5-Lilás). No dia 26 de abril, têm início as oficinas na Escola Estadual Alberto Torres, na região da Estação Butantã (Linha 4-Amarela).
As atividades propostas pelo projeto Sustentasom, além de lúdicas têm por objetivo conscientizar os participantes sobre a importância da preservação ambiental, fortalecendo vínculos com o meio ambiente. Pelo lado musical, o projeto busca incentivar e desenvolver as capacidades e potenciais cognitivos, motores e artísticos dos jovens participantes.
“Essa parceria reforça a preocupação das concessionárias em dialogar com o público que circula em suas estações e mora próximo a elas, oferecendo opções culturais além de um transporte eficiente”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade. “As oficinas, com um olhar para as questões ambientais, estimulam o senso de cidadania dos jovens, além de proporcionar a eles diversão e conhecimento”, completa.
Para a Dra. Joyce Capelli, presidente do Instituto Melhores Dias, “o projeto Sustentasom, além de ser ecologicamente sustentável e correto, desenvolve a consciência rítmica, o trabalho de grupo e o respeito à diversidade, sendo excelente para os estudantes do ponto de vista físico e mental.”
Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Sobre a ViaMobilidade:
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.
Sobre o Instituto Melhores Dias:
O Instituto Melhores Dias é uma organização sem fins lucrativos que trabalha desde 1993 com comunidades brasileiras, desenvolvendo programas nas áreas de saúde e nutrição, cultura, educação e meio ambiente. Tem experiência em realizar parcerias com empresas e fundações nacionais e internacionais, bem como com o poder público em todo o país.
Informações à imprensa ViaQuatro e ViaMobilidade – LLYC
imprensa.mobilidade@llorenteycuenca.com
Anderson Sousa
asousa@llorenteycuenca.com
Flavia Alves
flavia.alves@llorenteycuenca.com
11 972626924
Maria Ligia Pagenotto
mpagenotto@llorenteycuenca.com
11 96470 2884