Em Paracatu (MG), o programa Água Limpa, Crianças Saudáveis realizado por Instituto Melhores Dias, Fundação ENGIE, ENGIE Brasil, Água e Terra e apoio do governo municipal, está em plena atividade. Já realizamos formação para 52 professores da rede municipal de ensino, que receberam o Manual “Água e Saúde; Meio Ambiente”, desenvolvido pelo Instituto, com diretrizes do programa e atividades a ser desenvolvidas com os alunos.
Nas últimas semanas foram desencadeadas várias ações para proteger as nascentes e conscientizar crianças e população sobre a preservação de nascentes e do meio ambiente, além de abordar hábitos saudáveis de vida.
Na Escola Municipal Novaes Pinto, foi realizada uma feira de ciências que teve como tema central o programa Água Limpa, Crianças Saudáveis. Os alunos produziram maquetes sobre o ciclo da água, captação da água da chuva e sobre descarte correto do lixo contaminado; foram apresentados testes feitos com a água das nascentes; contação de histórias para as crianças menores e apresentação de trabalhos sobre o meio ambiente.
Já na escola Leonor Victor Rodrigues, foi construída uma horta pelos alunos, que utilizaram garrafas pet usadas e outros recipientes reciclados.
Nessa mesma linha de conscientização sobre o meio ambiente proposta no Manual distribuído aos professores, a turma da Escola Municipal Cacilda fez uma horta vertical com material que estava disponível no espaço da escola. e na na Escola Antônio Ribeiro, os alunos fizeram uma grande horta escolar.
A realização dos testes com a água de uma nascente, para verificar se estava pura ou contaminada foi o objeto da ação realizada na Escola Municipal Tia Áurea. As crianças ficaram totalmente envolvidas com o processo de análise e com explicações sobre a importância da qualidade da água.
O programa Água Limpa, Crianças Saudáveis mapeou 57 nascentes de água no município e está no processo de preservação de 30 delas. Além disso, educa a população sobre higiene, meio ambiente e a importância das fontes de água potável para a saúde. Envolve 3.789 alunos de 19 escolas municipais (10 rurais e 9 urbanas), 451 professores e cerca de 15.156 pessoas das comunidades.