O Instituto Melhores Dias realizou, no dia 26 de abril, a primeira oficina de confecção de instrumentos musicais de percussão com materiais recicláveis na Escola Estadual (E.E.) Alberto Torres, no bairro do Butantã, muito próxima à Estação Butantã, da linha amarela do metrô.
Cerca de 30 adolescentes de primeiro ano do Ensino Médio deram início à construção de tamborins e chocalhos usando Garrafas Pet descartadas.
No próximo encontro, essa turma terá uma aula de ritmo com os instrumentos confeccionados. Por fim, os alunos que participam programa se apresentarão tocando percussão para o restante da escola.
A professora de artes da E.E. Alberto Torees, Clara Munez, se disse surpresa com a variedade de atividades do programa. “As atividades que promovemos são de sala de aula, é difícil conseguirmos oferecer atividades práticas como esta que permite que os alunos façam, construam. Falo sempre e mostro para a turma as intervenções artísticas urbanas que associam a arte com sustentabilidade e reciclagem, como na oficina de hoje.”
A aluna Luciana Alves, de 15 anos de idade, gostou da atividade e destacou a importância da iniciativa para o meio ambiente: “E muito importante diminuir o lixo do mundo e é melhor ainda fazer isso transformando, reciclando e melhorando a sucata.”
Otávio Cabral, também de 15 anos, disse ter se surpreendido com o que aprendeu durante a oficina: “Não imaginei que a gente poderia fazer música reciclando o lixo. Isso é ‘muito da hora’, ainda mais com as dicas de ritmo que vão sendo dadas conforme a gente constrói o instrumento.”
Sobre o programa – Atende 370 alunos de Ensino Fundamental I e de Ensino Médio de duas escolas públicas da capital paulista com 44 oficinas de musicalização integrativa, confecção de instrumentos e noções de ritmo.
As aulas são dadas pelo oficineiro Pitu Leal, que contas com apoio de outros três profissionais oficineiros. Todas as informações dadas pelos professores são interpretadas em sinais de libras pela profissional Letícia Leão dos Santos.
O Sustentasom é realizado em parceria com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
As atividades propostas pelo projeto Sustentasom, têm por objetivo conscientizar os participantes sobre a importância da preservação ambiental, fortalecendo vínculos com o meio ambiente, além de incentivar e desenvolver as capacidades e potenciais cognitivos, motores e artísticos dos jovens participantes.