O IMD está alinhado com a Organização Mundial da Saúde e neste 15 de outubro, Dia Mundial de Lavar as Mãos, partilha um importante documento divulgado pela organização.
Veja dados impactantes sobre a importância de lavar as mãos:
O ato de lavarmos as mãos é tão poderoso, tão simples e, no entanto, tão difícil de fazer. Para além da incrível proteção natural que a lavagem das mãos oferece para a saúde, o seu impacto também contribui para outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a educação e a nutrição.
Todos deveriam considerar a lavagem das mãos uma prioridade, mas 40% das pessoas não têm locais adequados de lavagem das mãos e apenas um quinto da população mundial lava as mãos depois de usar o banheiro.
A lavagem das mãos com sabão pode reduzir dramaticamente a propagação de uma doença, particularmente as infeções respiratórias agudas e a diarreia, duas das principais causas de morte infantil no mundo.
A lavagem das mãos também pode limitar os surtos de doenças, como a Cólera e o Ébola, e reduzir pela metade as infeções associadas aos cuidados de saúde.
A lavagem das mãos interrompe a transmissão de organismos patogénicos causadores de doenças.
Oferece uma barreira na via fecal-oral à exposição de organismos patogénicos presentes em fezes humanas, principal fonte de doenças diarreicas. Um grama de fezes humanas pode conter 10 milhões de vírus e 1 milhão de bactérias.
Clique aqui e baixe o cartaz “Como lavar as mãos”
Pense nisso e LAVE AS MÃOS!