Alunos da rede pública realizaram apresentação musical com instrumentos de materiais reciclados confeccionados nas oficinas do projeto
No dia 26 de maio à tarde, 240 alunos de Ensino Fundamental da Escola Estadual (E.E.) Jardim Ipê, na região de Capão Redondo, em São Paulo, que participaram das oficinas do Programa Sustentasom, apresentaram-se para cerca de 350 colegas, professores e funcionários da escola. Eles utilizaram os instrumentos musicais de percussão que fizeram a partir de material reciclado, como tamborins e chocalhos feitos com garrafas pet descartadas e mostraram tudo que aprenderam nas aulas de musicalidade e ritmo oferecidas pelo projeto.
A apresentação marcou a conclusão do Sustentasom, que foi realizado pelo Instituto Melhores Dias com parceria da ViaQuatro e da ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo.
O aluno Bruno Moura Ribeiro, de 9 anos de idade, estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, afirmou ter adorado participar das oficvinas do programa e da apresentação. “Eu achei divertido e aprendi bastante, não sabia fazer o ritmo da batucada direito e nem como reutilizar a garrafa Pet. Adorei fazer parte do programa.”
Fábio Garcia Kiss, diretor da escola, disse entender a animação dos alunos. “É excelente esse tipo de experiência para nossas crianças, que vivem na periferia, e muitas não têm acesso ao desenvolvimento da musicalidade. Estou muito feliz porque o Sustentasom trouxe cultura para dentro da escola. Proporcionou a oportunidade dos nossos alunos aprenderem a tocar um instrumento de percussão e a refletirem, ainda mais porque trabalhamos isso em aula, sobre sustentabilidade, destinação do lixo reciclável e preservação do meio ambiente.”
Thaís Açucena Santos Dias, de 10 anos, aluna do 5º ano do Fundamental, disse ter ficado impressionada com o que aprendeu: “A gente pega o lixo e ao invés de jogar fora transforma em instrumento! Eu falei isso em casa e todo mundo da minha família ficou empolgado. Eu nunca tinha tocado nenhum instrumento de percussão, aprendi sobre ritmo e e sustentabilidade. Achei essas duas coisas muito importantes!”.
A vice-diretora da E.E. Jardim Ipê, Shirley Consuelo Queiroz Sousa afirmou ter considerado maravilhosa a experiência do Sustentasom. “Os oficineiros trazem para dentro da escola diferentes experiências e metodologias didáticas, proporcionando oportunidade de vivenciarmos novas dinâmicas. As escolas devem se abrir para parcerias deste tipo com o terceiro setor porque todos têm a ganhar com isso.” Ela explicou, ainda, que além dos alunos, o programa conquistou a simpatia dos professores e pais das crianças.
Para o oficineiro Pitu Leal um grande ganho do programa é a oportunidade de levar para as crianças a conscientização sobre a possibilidade de transformar o lixo em coisa útil e divertida. “Estimulamos elas a olhar o lixo de um jeito diferente. Plantamos essa semente.”
Pitu também destacou o excelente resultado das oficinas que foram reduzidas em razão da pandemia da Covid. “Eu sabia que daria certo, mas não que daria tão certo. Vimos hoje 240 crianças compartilhando o respeito pela sonoridade do amigo, ouvindo o instrumento do outro e o seu também para a música sair alegre e ritmada. É um grande aprendizado de vivência em sociedade tanto aqui nessa escola com os menores quanto foi na outra onde trabalhamos com adolescentes. Estou na expectativa de que surjam mais oportunidades para este programa continuar levando a música como elemento de conscientização sobre cidadania e preservação do meio ambiente.”
Dra. Joyce Capelli, presidente do Instituto Melhores Dias, considerou exitosa a realização do programa. “Foi um sucesso a proposta de unir musicalidade com sustentabilidade e conscientização com a preservação do meio ambiente. Envolveu toda a equipe da escola, pais, professores e, principalmente, as crianças que demostraram toda a alegria com o aprendizado que adquiriram. O comprometimento de todos, inclusive dos parceiros, ViaQuatro e ViaMobilidade, garantiu os resultados maravilhosos que foram obtidos.”
O programa atendeu 370 alunos de Ensino Fundamental I e de Ensino Médio de duas escolas públicas da capital paulista, próximas às estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, com 44 oficinas de musicalização integrativa, confecção de instrumentos com sucata e noções de ritmo.
Sobre o Instituto Melhores Dias:
O Instituto Melhores Dias é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua no Brasil desde 1993 que trabalha para fortalecer comunidades por meio de parcerias e programas que melhoram a qualidade de vida de adultos e crianças.
Sobre a ViaMobilidade:
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e aos trens metropolitanos (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações com a Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos, na Estação Morumbi.
Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.