O relatório sobre o clima do IPCC (painel intergovernamental sobre mudanças climáticas), veiculado no mês de agosto, chamou-nos a atenção sobre um problema que é iminente e necessita de ações de todos.
De acordo com o documento, a temperatura global subirá 2,7 graus em 2100, sendo 1,5 grau em 2040, dois graus em 2060 e de 2,7 em 2100.
Esse aumento na temperatura global acarretaria mais acontecimentos climáticos extremos, como secas, inundações e ondas de calor. Além de estar longe do objetivo de reduzir para menos de 2 graus fixado no Acordo de Paris.
A pergunta que recai sobre cada um de nós é: o que podemos fazer para mitigar esse problema seus efeitos? Há várias frentes que precisamos estar alertas e nos engajar:
– Temos que fiscalizar o compromisso e ação de governos e empresas,
– Temos que repensar ações pessoais que devem visar o coletivo e não o individual.A sociedade civil organizada, nesse momento, também desempenha importante papel ao atuar diretamente no problema e ao educar a população para essas frente de engajamento.
No Instituto Melhores Dias, organização que presido, há anos implementamos ações mitigatórias do aquecimento global.
Veja:
– Junto com a empresa Ecooar, apagamos nossa pegada de carbono por meio de plantio árvores;
– Em nossos programas de hortas escolares, comunitárias e domésticas, desenvolvemos compostagem para diminuir a emissão de CO2;
– Em parceria com escolas públicas, conscientizamos equipes, alunos e familiares sobre como descartar resíduos corretamente, causando impacto positivo na cadeia alimentar e na gestão de resíduos sólidos;
– Em parceria com a empresa Anduca, desenvolvemos o desenho animado “A Turma do Pinguinho” que conscientiza crianças de vários estados sobre as ações pessoais de preservação do meio ambiente;
– Recuperamos 90 nascentes de água em um de nossos programas;
A cada dia, estamos buscando novas formas de trabalhar e conscientizar a população sobre as mudanças do nosso planeta e seu impacto.
Junte-se a nós na busca por melhores dias para todos!