Pesticidas, mudanças no uso da terra e monocultura são algumas das ameaças; abelhas contribuem para a segurança alimentar e são essenciais para conservação da biodiversidade; maioria das cerca de 30 mil espécies de abelhas são polinizadores.
As abelhas e outros polinizadores, como borboletas, morcegos e beija-flores, estão cada vez mais ameaçados pelas atividades humanas. Os polinizadores permitem que muitas plantas, incluindo culturas alimentares, se reproduzam. Eles contribuem diretamente para a segurança alimentar, são essenciais para a conservação da biodiversidade e também servem como sentinelas para riscos ambientais emergentes, sinalizando a saúde dos ecossistemas locais.
….
” Estamos lançando, no Instituto Melhores Dias, um manual sobre abelhas nativas do Brasil. Queremos conscientizar alunos de escolas públicas beneficiados por nossos programas sobre a importância destes insetos para a vida no planeta. As abelhas são o principal agente polinizador na natureza. Respondem por dois terços de tudo relativo à flora que chega às nossas mesas. Curiosamente, pouquíssimo se fala sobre as abelhas melipolinárias – as nativas brasileiras, que não têm ferrão, mas que produzem excelente mel, com menor teor de açúcar em relação ao das Apis – abelhas europeias e africanas.” – Joyce Capelli – diretora executiva e presidente do Instituto Melhores Dias