Realizado pelo Instituto Melhores Dias, o programa Melhores Dias – Hortas Comunitárias, rende frutos para as comunidades atendidas, em São Bernardo do Campo (SP). Ele começou há três anos (em dezembro de 2020) com a montagem de uma horta para a comunidade do Parque Imigrantes, atrás da Escola Municipal Paulo Morando, e ganhou uma importante expansão em outubro de 2022, com implementação de horta pedagógica, jardim sensorial e plantio de mudas de árvores na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Celso Augusto Daniel, no bairro Cooperativa.
As duas plantações contam com intensa participação da comunidade tanto escolar quanto do entorno. Eles participam cuidando das plantações e se beneficiam dos produtos colhidos. Um bom exemplo a ser comemorado e que representa bem a importância do programa para as comunidades é o levantamento de tudo que foi plantado e colhido no ano passado. Apenas em 2023, em quantidade absoluta, 1.575 hortaliças saíram da terra para as mesas das escolas e das famílias dos alunos enriquecendo a alimentação de todos!
Os alunos da escola Paulo Morando colheram 823 verduras, legumes e frutas.
E os estudantes da escola Celso Augusto Daniel colheram 752 verduras e legumes.
Os produtos que foram colhidos nas duas hortas do programa são os seguintes: abóbora, abobrinha, alfazema, alecrim, alface, almeirão, banana, beterraba, boldo, brócolis, cana de açúcar, capim santo, catalonha, cebolinha, chuchu, coentro, couve, erva cidreira, erva doce, escarola, espinafre, guaco, hortelã, mamão, manjericão, maracujá, melissa, mostarda, repolho, rúcula, salsinha, taioba, tomate. Só coisa boa e nutritiva.
O objetivo do programa ‘Melhores Dias – Hortas Comunitárias’ é combater a insegurança alimentar que afeta milhares de pessoas no País e promover a educação para uma alimentação e hábitos de vida mais saudáveis. A realização é do Instituto Melhores Dias com parceria da empresa AllCare, uma das maiores administradoras de planos de saúde coletivos e por adesão do país e conta com apoio do governo Municipal e da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo.