Entre os anos de 2018 e 2021, o Instituto Melhores Dias realizou em parceria com o Complexo Eólico Umburanas e a Fundação ENGIE o programa Escola Saudável que promoveu melhor qualidade de vida para crianças e comunidades das cidades de Umburanas e Sento Sé, na Bahia, por meio de ações voltadas para educação sanitária e nutricional. Foram beneficiados cerca 1.030 alunos de sete escolas municipais das duas cidades (três em Umburanas e quatro em Sento Sé).
Treinamento para merendeiras em Sento Sé
O programa Escola Saudável promoveu formações em nutrição, reaproveitamento de alimentos e saúde preventiva para 175 professores; merendeiras e Agentes Comunitários de Saúde nos dois municípios. Após essas formações foram realizadas atividades educativas com alunos e comunidade como parte da estratégia do programa de promover educação participativa, na qual os alunos aprendem de forma prática e lúdica.
Exames antropométricos em Umburanas, junho de 2019
O Instituto Melhores Dias realizou e analisou exames antropométricos e de anemia nas crianças beneficiadas pelo programa para definição de ações específicas de melhora no estado nutricional e de cognição dos alunos, que também receberam sulfato ferroso para melhorar os níveis de ferro. A comunidade foi envolvida e cerca de 100 adultos foram pesados e medidos e receberam informações a respeito de sobrepeso, a importância de atividades físicas e alimentação saudável.
Durante a pandemia, o programa distribuiu material informativo sobre o Coronavírus e difundiu as formas de evitar sua propagação. Foram produzidas e distribuídas para alunos do programa 1.200 cartilhas sobre alimentação saudável. Para ajudar no processo de aprendizagem das crianças, o Instituto Melhores Dias também fez e entregou 1500 cartilhas sobre higiene. O material, com ilustrações e informações divertidas e lúdicas, trazia atividades de fácil compreensão e alta capacidade a absorção dos temas abordados.
Em ação pontual, o Instituto melhores Dias enviou 300 kits de testes rápidos de Covid 19 para as Secretarias de Saúde de Umburanas e Sento Sé. Foram distribuídos 150 kits para Umbunas e 150 kits para Sento Sé.
Em razão da necessidade do afastamento social, o Instituto promoveu o envolvimento de professores, incentivando a realização de atividades online com os alunos. Foram realizadas, para educadores e educadoras das duas cidades, formações online sobre Nutrição e Saúde; Prevenção de Doenças Infecciosas e Higiene Pessoal; Ensino Híbrido e Técnicas de Ensino a Distância; Saúde Mental; e Valorização das Relações Humanas no Ensino e Aprendizagem.
Merendeiras das escolas do programa participaram, também no formato virtual, de uma aula prática com dicas de aproveitamento total de alimentos e de cuidados com os alimentos após a pandemia.
Para a comunidade, o programa Escola Saudável ofereceu atividades online divertidas e educativas. Foram promovidas as seguintes ‘Lives’ que envolveram centenas de cidadãos e cidadãs das comunidades: “O Pinguinho” e a preservação do meio ambiente para pais e alunos; Como montar uma horta doméstica; A importância da preservação de abelhas nativas; Atividades educativas sobre alimentação saudável para pais e crianças.
Além disso, foi realizada pesquisa para avaliar o impacto da pandemia na alimentação e economia doméstica das famílias envolvidas com o programa. Nas duas cidades, participaram 83 respondentes, sendo 6% homens e 94% mulheres. Os principais resultados foram os seguintes:
67,5% não estavam trabalhando;
21% disseram que renda “caiu muito” após início da pandemia;
72% recebem o Bolsa-Família;
18% não tinham acesso aos alimentos necessários para a família;
17% deixaram de comer frutas e verduras e 19% disse que alimentação ficou pior;
66% disseram que a merenda escolar fazia falta para alimentação das crianças;
42% dos respondentes afirmaram que a falta de alimentos era uma preocupação da família (além do Coronavírus).
A partir daí, foram realizadas reuniões com as secretarias de educação de Umburanas e Sento Sé para reflexão sobre a realidade atual e definição de ações conjuntas. Os Secretários da Educação dos dois municípios: Vanessa Nunes Gomes Freires, Secretária de Educação e Cultura do município de Umburanas; e Jeorge Ribeiro da Silva, Secretário de Educação de Sento Sé, foram entrevistados e apresentaram dados reais da situação e apontaram a importância do programa para a comunidade escolar.
“Terminamos o ano letivo de 2020 em maio de 2021 e iniciamos 2021 em junho. Umburanas é um município carente e extenso, com 42 povoados e seis escolas rurais. Sem internet, entregamos atividades impressas para boa parte desses alunos a cada 15 dias, assim como foi a cartilha de atividades sobre saúde e nutrição entregue pelo Instituto Melhores Dias. O problema é que boa parte dos alunos não devolve os trabalhos. Sinto a necessidade de haver um maior engajamento das famílias na educação das crianças. Os pais argumentam que não têm paciência para ajudar os filhos nos deveres. Na verdade, falta educação e de disposição”, analisou a Secretária Vanessa, de Umburanas, na ocasião.
Já Jeorges, o Secretário de Sento Sé, destacou:
“A pandemia exigiu uma nova estratégia para atender os alunos. Onde não havia acesso às aulas online, enviamos, a cada 15 dias, atividades impressas por moto taxistas. São atividades diferenciadas para facilitar o entendimento. Quando ia uma remessa nova o moto taxista trazia a anterior resolvida. Aqui na sede, para famílias excluídas digitalmente, entregamos o bloco de atividades nas escolas. Os pais iam buscar e entregar. Também distribuímos, a cada três meses, kits merenda reforçados para cada um dos estudantes. O foco foi não deixar nenhum aluno para trás”.
O programa Escola Saudável chega ao fim, mas deixa um legado de ações transformadoras para a comunidade e um impacto perene de conhecimento sobre melhores hábitos para uma vida saudável. Tantas atividades, ações e retornos revelam o sucesso da parceria entre o Instituto Melhores Dias e a ENGIE.