O programa Crianças Saudáveis, realizado em Pouso Alegre com parceria da empresa General Mills e apoio do governo local, chegou ao fim depois de três anos de atividades. O evento de encerramento aconteceu na Escola Municipal São João (Rua Três Corações, 1450 – bairro Nossa Senhora Guadalupe), com o lançamento de um e-book de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar, feito a partir de receitas das merendeiras da Secretaria Municipal de Educação.
Acompanhe vídeo sobre o Evento:
Participaram cerca de 200 pessoas, entre merendeiras, profissionais da Educação e autoridades, entre elas, a Secretária Municipal de Educação, Leila de Fátima Fonseca; a primeira dama da cidade, Ana Simões; o gerente da fábrica da General Mills de Pouso Alegre, Raphael Bitencourt Lima; e a presidente do Instituto Melhores Dias, Joyce Capelli.
“O melhor indicativo do sucesso do programa Crianças Saudáveis é o empenho do município em manter nossas ações. A parceria com a General Mills Brasil, por meio da Fundação da empresa, e com o governo de Pouso Alegre, fez o tripé que garantiu a realização de trabalhos que fizeram e continuarão a fazer a diferença para as crianças do município”, afirmou Joyce Capelli para os presentes.
A Secretária de Educação, Leila Fonseca, destacou o sucesso como alunos e professores foram sensibilizados e mobilizados em prol de uma alimentação mais saudável. “Nossas crianças e os familiares delas não comiam legumes e folhas. Agora comem. Eles acompanharam o desabrochar das hortaliças. Foi uma experiência maravilhosa, que trouxe saúde para as mesas e para a merenda da nossa cidade. Nossas merendeiras oferecem alimento para as crianças com qualidade, competência e muito carinho. O e-book com as receitas delas é um marco para nós, motivo de muita celebração.”
Já para a primeira dama municipal, Ana Simões, “o fechamento do projeto com o lançamento do e-book de receitas marca a realização de um sonho que vivemos”. Ela afirmou ter acompanhado a evolução do programa Crianças Saudáveis: “Vi o que foi realizado, ouvi crianças e pais. O que tenho a dizer é muito obrigado, pois a vida de nossas crianças foi mudada. Esse projeto entre muitos benefícios, ajudou também a mostrar como as merendeiras são importantes. Elas cozinham para os alunos como se fosse para seus próprios filhos”.
Ivete Augusta de Souza Marques é merendeira há três anos na rede de ensino público de Pouso Alegre. Ela foi uma das vencedoras do concurso de receitas com seu Molho de Cenoura. “Estou morrendo de orgulho hoje, eu amo cozinhar. Já trabalhei como cozinheira profissional, mas deixei tudo para ser merendeira. Na escola preparo sempre o meu molho de cenoura com purê de batatas e os alunos adoram. Eles sempre perguntam quando irei preparar de novo. O programa que termina hoje, ajudou muito nossas crianças a aprenderem a gostar mais de alimentos saudáveis. Quando elogiam meu molho, eu digo ‘é feito com a cenoura que vocês diziam não gostar’ e os temperos vêm todos da horta escolar, cultivada por eles”.
Após a cerimônia solene, foram sorteadas cestas com produtos da General Mills para os participantes. Na sequência, foi oferecido um almoço, organizado por duas empresárias da cidade, a nutricionista Lays Gomes, chef do restaurante Gengibre e Canela, e a chefe de cozinha, Bruna Muniz, proprietária da empresa que oferece marmitas Marmitaria da Bru. Elas prepararam uma releitura das receitas do livro das merendeiras com a ajuda de 30 voluntários da General Mills.
O cardápio do almoço foi de torta de proteína de soja com salada como entrada, bobó de frango com arroz e batata assada de prato principal e, para sobremesa, torta de chocolate com morango e biomassa de banana.
Bruna Muniz revelou o cuidado que ela e a parceira Lays tiveram: “Analisamos todas as receitas das merendeiras que estão no livro para escolher o que poderíamos preparar com o nosso toque. Viemos, como voluntárias, servir muito bem as merendeiras da nossa cidade, que servem tão bem as nossas crianças.
Corremos muito para fazer comida para os convidados deste evento e isso nos fez dar ainda mais valor para essas mulheres que cozinham para um mil, dois mil alunos, diariamente”.
O gerente da General Mills, Raphael Lima, salientou a empolgação da equipe de voluntários em participar da preparação do almoço e em servir as mesas para as merendeiras e convidados. “Os voluntários trabalharam muito na véspera e no dia do evento. Mas o que pude perceber é que eles continuaram empolgados e felizes mesmo depois desta jornada. Mais até do que depois de um dia de trabalho na empresa porque, aqui, eles têm a oportunidade de enxergar a retribuição que estão dando para a comunidade onde vivem. Essa é uma excelente experiência, que precisa sempre ser incentivada.”
Desde 2016, o programa Crianças Saudáveis atendeu 32 escolas, beneficiou cerca de 14 mil alunos e 42 mil pessoas das comunidades envolvidas. Foram realizadas formações sobre bons hábitos de higiene, alimentação e vida saudáveis para 1040 professores, 114 merendeiras, 140 Agentes Comunitários de Saúde e 23 profissionais do programa Saúde da Família. Foram construídas 29 hortas escolares para incrementar a alimentação das crianças.
No dia 27 de junho, foi realizada a última formação para os educadores, que visou garantir a sustentabilidade do programa. Foram apresentadas propostas montadas pelas escolas atendidas para que as atividades não se encerrem com o fim do programa.