Em Jaguapitã (PR), onde acontece o programa 4 Mãos, realizado pelo Instituto Melhores Dias e pela empresa Adeste, acontecem muitas atividades educativas para os alunos beneficiados. Veja algumas:
Dia da Árvore
Na Escola Municipal Paulo Freire, as professoras de 3° ano do Ensino Fundamental, Daiane Cristina Simão e Caroline Machado dos Santos aproveitaram o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro promoveram uma atividade para reflexão sobre a importância delas. As atividades começaram com a leitura do livro “O homem que espalhou o deserto” sobre um menino que começa a cortar as folhas das árvores do jardim de sua casa e, ao crescer, se torna um adulto que devasta tudo ao seu redor.
Após a leitura, houve uma conversa sobre a importância árvores para o meio ambiente e para os seres vivos, além da necessidade de todos os seres humanos contribuírem para a conservação da biodiversidade. Os alunos coloriram um desenho e realizaram um caça palavras coletivo no quadro com os nomes das árvores nativas brasileiras.
Economizar e Reciclar
Na Escola Newton Guimarães a professora Daiane Passos Muniz abordou economia de energia, economia de água e reciclagem. A lousa foi dividida em três partes, a turma em três grupos e cada grupo ficou com um tema. Cada turma conversou sobre o assunto para ela destinado, levantaram atitudes positivas e importantes para o problema e apresentaram soluções para o resto da classe.
Eles abordaram o que poderiam fazer para economizar água, energia e reciclar. O objetivo foi conscientizar as crianças sobre a importância de economizar água, energia e reciclar para melhorar a vida no planeta. Na mesma escola, a professora Maria Madalena Gonçalves levou vídeos que abordavam os temas como poluição atmosférica, sustentabilidade e consumo responsável para seus alunos assistirem.
Depois, todos conversaram sobre a importância desses temas e atitudes que podem ser adotadas para amenizar seus impactos. Os alunos identificaram quais são os poluentes atmosféricos, seu efeito na saúde humana e como promover um estilo de vida mais sustentável, equilibrando as necessidades individuais com a preservação dos recursos naturais.