“O Trombone”, escrito por James Capelli, foi instrumento de um momento literário e pedagógico em Pouso Alegre, no dia 26 de setembro pela manhã, na Câmara Municipal. Cerca de 250 alunos de 8º e 9º anos de 12 escolas municipais de Pouso Alegre (MG), acompanhados de seus professores e de profissionais de Educação, participaram de encontro com o autor do livro, que foi distribuído gratuitamente para a rede de ensino pelo Instituto Melhores Dias.
Alguns alunos desenvolveram trabalhos a partir da obra, entre eles uma versão em versos da história, uma apresentação musical de um trombonista parecidíssimo com o personagem principal, chamado Padma, um rap sobre o livro , um vídeo que mostra uma carta escrita pelos alunos para Padma contando sobre o impacto que ele causou na escola e, ainda, foram apresentados materiais desenvolvidos nas escolas para inclusão de alunos com deficiência nas atividades sobre “O Trombone”.
A produção e a distribuição dos exemplares impressos de “O Trombone” foram viabilizadas pelo Instituto Melhores Dias a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura nº 8.313 com patrocínio da empresa Adeste. Uma versão em áudio book da obra está disponível gratuitamente na página do Instituto (www.melhoresdias.org.br).
A produção e distribuição dos 3.000 exemplares impressos de “O Trombone” (em São Paulo e Minas Gerais) foram viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura nº 8.313 com patrocínio das empresas Adeste e AllCare