Como parte do programa Crianças Saudáveis, no dia 18 de novembro (quarta-feira), entre 9h e 10h30, o Instituto Melhores Dias promoveu formação online sobre Alimentação Saudável e Nutrição para 170 profissionais da educação (técnicos da secretaria, diretores, coordenadores pedagógicos, educadores e educadoras) das redes municipais de Cambará (PR) e Pouso Alegre (MG) e também para parceiros da General Mills.
O encontro virtual abordou temas como hábitos de vida saudáveis e melhor alimentação durante o isolamento, saúde planetária e sustentabilidade, reflexões sobre contenção de consumo, uso total e ciclo dos alimentos.
Também foi ensinado como construir uma composteira residencial para aproveitamento e redução do lixo alimentar. A participação de educadores e educadoras foi muito intensa com perguntas e comentários voltados para os palestrantes do Instituto.
Durante a formação, foi explicado que todo o conteúdo deve ser replicado para alunos e familiares que se encontram ainda afastados das atividades presenciais na escola. Também foram apresentadas as plataformas digitais desenvolvidas pelo Melhores Dias para professores e professoras realizarem atividades à distância.
Durante a pandemia, o Instituto Melhores Dias não parou suas atividades e adaptou a forma de realizar suas ações para colaborar com docentes que vivenciam a nova realidade do ensino nacional. Segundo dados do IBGE de julho deste ano, 8,4 milhões de brasileiros (cerca de 10% de toda a população do país) vivenciam o trabalho remoto.
Muitos destes profissionais são educadores sem experiência com esse mecanismo. Pensando nisso, o Instituto tem adaptado suas formações para plataformas digitais, buscando simplificar o acesso e a linguagem.
O programa Crianças Saudáveis é realizado em parceria com a empresa e a Fundação General Mills e com apoio da secretaria de Educação dos municípios.