O Instituto Melhores Dias promoveu, no dia 20 de maio à tarde, encontro online com 25 técnicos da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo para passar informações sobre a importância da redução do lixo domiciliar e dos resíduos sólidos urbanos; sobre a construção de composteiras domésticas; e sobre como fazer hortas domiciliares, mesmo em pequenos espaços. Os palestrantes foram a arquiteta Carolina Brito, especializada em sustentabilidade, e o engenheiro agrônomo Pedro de Andrade.
A formação teve início com a exposição de Carolina sobre a Importância de cuidarmos do lixo que produzimos, os diferentes tipos de resíduo sólido, o impacto deles no meio ambiente e como a composteira auxilia na redução dos resíduos orgânicos, especialmente os que restam em nossas cozinhas. Ela também destacou como esse tema pode ser abordado de forma didática no ambiente escolar.
Participaram 25 técnicos da Secretaria de Educação de São Bernardo
A seguir foi a vez do Pedro falar. Do quintal da casa dele, na Bahia, ele explicou todos os passos para construção de uma composteira e para o plantio de uma horta em casa, mesmo em locais reduzidos. Ele deu dicas sobre onde conseguir os baldes para construir a composteira, mostrou o líquido que resulta da compostagem, o tipo correto de minhoca que deve ser colocada em um dos baldes e os alimentos que podem ser usados no processo.
Depois, agrônomo passou para o plantio da horta em caixas de madeira de feira. Explicou onde conseguir e como forrar a caixa, as etapas de preparação da terra, os produtos que podem ser plantados e como devem ser semeados.
A participação dos técnicos da secretaria de São Bernardo foi intensa com muitas perguntas, pedidos de esclarecimentos sobre os processos ensinados e comentários.
Esse encontro online faz parte do programa Crianças Saudáveis realizado em parceria com a General Mills e apoio dos governos municipais.