No mês de setembro aconteceram atividades do programa Infância Saudável nas unidades de ensino Centro de Educação Infantil (CEDIN) Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Antonieta Ferreira Payar em São José dos Campos
Nas duas escolas, o programa realizado pelo IMD com parceria da empresa Bayer graças ao incentivo fiscal proporcionado pelo CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), beneficia 878 alunos e 27 professores, sendo 227 estudantes e 12 professores no CEDIN e 651 alunos e 15 professores na EMEF.
Incialmente, foi aplicado formulário para diagnóstico de conhecimentos dos educadores sobre alimentação saudável, em seguida foram realizados exames antropométricos nos alunos e, ainda, o plantio de hortas pedagógicas nas duas instituições de ensino.
Segundo o professor de Artes e História, José Roberto de Andrade, da EMEF Maria Antonieta Ferreira Payar o programa encanta os alunos por dois motivos: “primeiro porque eles veem o professor saindo da sala de aula e adoram sair da sala de aula, podendo mexer com a terra, alguns alunos já têm experiência por ajudarem os pais. O segundo motivo é que eles se engajam em algo físico, que é na prática mesmo. Além de estimular as hortas urbanas na região”, afirmou.
Foi realizada, em novembro, formação sobre Alimentação Saudável para os professores das escolas participantes do programa: o Centro de Educação Infantil (CEDIN) Professora Maria Aparecida Segolin de Rezende e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Antonieta Ferreira Payar.
A formação trabalhou com as equipes educacionais sobre a importância da Alimentação Saudável e o papel da escola na promoção de saúde. Também foram apresentados os dados do perfil nutricional de cada escola.