Na escola municipal de Ensino Fundamental Professor Enzo Antônio Silvestrin, localizada no bairro Pirituba em São Paulo, alunos ganharam um Jardim Sensorial construído pelo programa Infância Saudável do Instituto Melhores Dias (IMD) com parceria da empresa Ajinomoto por meio de incentivos fiscais do FUMCAD (Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Durante a construção do jardim, primeiro foram criadas as barreiras de contenção com pontaletes de eucalipto. Em seguida, o solo foi forrado com manta geotêxtil para conter o recrescimento de gramíneas. Com ripas de madeiras, foram criados os compartimentos dos materiais com diferentes texturas: areia, argila expandida, brita, cascas de pinus e rodelas de troncos.
A turma, agora, pode fazer o caminho sensorial ao lado de uma barreira de paletes no pátio externo da escola. As crianças são orientadas a passear descalças e com os olhos vendados para sentirem as diferenças de textura com a sola dos pés.
Sobre o Jardim Sensorial – Um jardim permite experiências sensoriais provocadas por elementos sonoros, táteis e gustativos. Ele oferece os recursos para que ocorra uma aprendizagem significativa, pois o aluno poderá construir ideias baseando-se em suas experiências, criando uma relação entre o que ele sabia anteriormente e o que ele está aprendendo.