
A empresa Allcare, Gestora de Saúde, e o Instituto Melhores Dias (IMD), realizaram, na semana de 22 a 26 de agosto o projeto Saúde em Cena, que promove a apresentação da peça “É Hora do Lanche” em duas escolas da rede pública de ensino de São Bernardo do Campo (SP): Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Paulo Morando e Celso Augusto Daniel. As duas unidades educacionais já fazem parte do programa Infância Saudável com hortas comunitárias implantadas desde o início de 2020 pelo IMD com o apoio da Allcare.

A peça “É Hora do Lanche” trata de forma lúdica e divertida sobre alimentação saudável e higiene dos alimentos. Serão realizadas seis sessões abrangendo um público total de 600 crianças entre 5 e 12 anos de idade.
Veja o que atores e público disseram sobre as apresentações:
PALOMA NATÁCIA, ATRIZ QUE INTERPRETA A PERSONAGEM ABELINA NA PEÇA:
“Após a primeira apresentação, entendemos que montamos essa fantasia, essa brincadeira para passar informações que são importantes para o dia-a-dia das crianças e que elas podem levar para casa e dividir com os familiares. No final da peça, mostramos como deve ser feita a escovação dos dentes após a refeição com uma divertida coreografia ao som de rock and roll. A garotada imita os movimentos e escova junto com a gente. A infância deve ser lúdica, divertida e quando a informação chega para as crianças dessa forma ela é efetiva e de fácil compreensão.”

PEDRO FONTANA, ATOR QUE INTERPRETA O PERSONAGEM ABEL:
“Quando trabalhamos no texto e no projeto, o desafio foi equilibrar brincadeira com informação séria. As crianças têm que se interessar para aprender alguma coisa. Tem que ser divertido para marcar a memória de quem vê a peça e se tornar uma lembrança agradável que guarda uma informação importante. Buscamos esse tipo de aprendizado dos alunos: brincar para aprender. E quando nos apresentamos para crianças, o retorno é imediato, na hora. Elas são muito sinceras: se gostaram, participam, brincam, dão risada. Do contrário, olham pro lado e se distraem com outras coisas. Felizmente vimos que a É Hora do Lanche está funcionando muito bem, os alunos estão interagindo, rindo e se divertindo bastante. Essa participação intensa é a melhor demonstração que a garotada está conectada com o a nossa apresentação.”

PATRÍCIA DA SILVA PARREIRA, ESTAGIÁRIA DE SALA DE AULA, NA EMEB PAULO MORANDO:
“Depois da peça, entrei no banheiro e vi meus alunos e alunas, de três anos de idade, imitando como os personagens da peça lavaram as mãos: as crianças estavam esfregando a frente e as costas das mãos, entre os dedos e entorno dos dedões. Uns estavam ensinando os outros. Apresentar essa peça de teatro foi uma ótima iniciativa porque muda o cotidiano dos alunos com informações que são importantes e que marcam muito eles, de forma divertida e alegre.”

MIGUEL, DE 5 ANOS DE IDADE , ALUNO DA EMEB PAULO MORANDO:”
“Eu vi na peça que a gente tem que comer fruta, banana, maçã e comida. Mas tem que lavar as mãos antes.”
BRUNO, DE 4 ANOS DE IDADE , ALUNO DA EMEB PAULO MORANDO:
“Eu via peça. Tem que comer tudo direitinho. O lanche bom é igual mostraram lá, porque tem alface e tomate que eu gosto muito.”
Sobre o projeto – O Saúde em Cena é realizado com a empresa AllCare por meio da Lei 8313/91, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.