A ferramenta foi criada para o Programa ModerAção e visa contribuir com a capacidade de rastreio do consumo abusivo de álcool na cidade, possibilitando o cuidado preventivo dos casos por meio da atenção primária.
Araraquara, 05 de julho de 2024 – O programa ModerAção, realizado pelo Instituto Melhores Dias em parceria com o Grupo HEINEKEN Brasil, lançou, no dia 5 de julho, em Araraquara, São Paulo, uma nova ferramenta digital para a aplicação do questionário AUDIT (Teste de Identificação de Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool), um método simples e eficaz para triagem de padrões de consumo de álcool, parte essencial da estratégia de Rastreio e Intervenção Breve.
O questionário AUDIT é uma ferramenta desenvolvida e aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), amplamente utilizada para identificação de padrões de consumo de álcool. São 10 perguntas, cada uma oferecendo uma pontuação de 0 a 4, que auxiliam o profissional de saúde a traçar um perfil de consumo do paciente, e entender se aquele é um paciente de consumo de baixo risco, consumo de risco ou possível dependência. O questionário é respondido de maneira anônima, sem coleta de dados sensíveis, contendo perguntas como com qual frequência o paciente consome álcool e quantas doses de álcool consome nas ocasiões em que bebe.
Com esta ferramenta, os profissionais de saúde terão melhores condições de aplicar o AUDIT, uma vez que a somatória da pontuação do paciente é feita de maneira automática e, de acordo com o resultado, o sistema já indica qual a forma de intervenção mais adequada. Além disso, o sistema pode ser utilizado de maneira offline, armazenando as informações em nuvem para ser baixadas assim que o profissional ficar logado em área com sinal de internet.
A aplicação de testes AUDIT é uma etapa importante da estratégia de Rastreio e Intervenção Breve (ou Screening and Brief Intervention, SBI, em inglês). Esta estratégia é uma abordagem amplamente reconhecida e utilizada para identificação precoce de pacientes que apresentam um uso abusivo de bebidas alcoólicas, possibilitando intervenções necessárias para diminuir o risco do consumo, e eventualmente evitar a dependência. O AUDIT é a ferramenta capaz de traduzir o padrão de consumo do paciente e orientar qual deve ser a atuação do profissional de saúde. Pode ser aplicado em qualquer pessoa e por qualquer profissional de saúde, e não deve ser restrito somente às pessoas que já apresentam problemas devido ao uso abusivo de álcool.
O objetivo desta iniciativa é que os profissionais de saúde tenham em mãos uma ferramenta de triagem de fácil acesso e utilização. A base de dados que será criada a partir da aplicação desses testes AUDIT estará disponível para o sistema de saúde pública do município, possibilitando um diagnóstico do consumo de álcool na cidade. Um diagnóstico como esse pode auxiliar o município na criação de políticas públicas para prevenção ao consumo abusivo de álcool, contando com o auxílio da capilaridade dos profissionais de atenção primária à saúde.
O programa ModerAção é realizado em Araraquara desde 2022, com o objetivo de fortalecer as unidades de saúde locais no trabalho de prevenção ao uso abusivo de álcool. Já foram 230 profissionais de saúde diretamente formados nos temas do programa, e mais de 1000 profissionais de saúde envolvidos em atividades de prevenção ao abuso de álcool, impactando milhares de pessoas.
Com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde, o AUDIT tornou-se o instrumento de triagem de álcool mais amplamente utilizado no mundo desde sua publicação em 1989. Atualmente, está disponível em aproximadamente 40 idiomas.
O evento ocorreu no Ceforsus (Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS-SP), em Araraquara, e contou com a presença do prefeito, Edinho Silva; da Secretária municipal de Saúde, Juliana Lujan; da coordenadora atenção básica do município, Dra. Thalita Paula Resende; a Dra. Joyce Capelli, Presidente Instituto Melhores Dias e representantes da HEINEKEN Brasil.
Após a cerimônia de lançamento, profissionais de Saúde da cidade e Agentes Comunitários de Saúde foram recebidos para demonstração da ferramenta digital AUDIT com orientações dos desenvolvedores do sistema e apresentação dos principais conceitos e técnicas de intervenção para os casos de abuso do álcool.