Melhores Dias - Nossa missão é promover o desenvolvimento saudável de crianças

  • Home
  • Instituto
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • A Presidente
    • Prêmios
    • Transparência
    • Linha do Tempo
    • Leis de incentivo
    • Movimento Arredondar
    • Biblioteca Virtual
    • Nossos Parceiros
  • O que Fazemos
  • Áreas de Atuação
    • Saúde e Nutrição
    • Cultura
    • Água, Saneamento e Higiene (WaSH)
    • Educação
    • Meio Ambiente
    • Assistência Emergencial
    • Voluntariado
    • Administração de Crise Social
    • Qualidade de Vida
  • Programas
  • Presença no Brasil
  • Blog
  • Contato
Doe
Agora

Arquivos

Categorias

  • Palavra da Presidente
  • Educação
  • Saúde e Nutrição
  • Meio Ambiente
  • Assistência Emergencial
  • Voluntariado
  • Água, Saneamento e Higiene (WaSH)
  • Mídia
  • Qualidade de Vida
  • Saúde em Cena
  • Pinguinho
  • Trombone
  • Cultura
  • Todas Categorias
Instituto Melhores Dias e Grupo HEINEKEN lançam plataforma digital para identificação do uso abusivo de álcool em Araraquara #Qualidade de Vida | 05 de julho de 24

A ferramenta foi criada para o Programa ModerAção e visa contribuir com a capacidade de rastreio do consumo abusivo de álcool na cidade, possibilitando o cuidado preventivo dos casos por meio da atenção primária.

Araraquara, 05 de julho de 2024 – O programa ModerAção, realizado pelo Instituto Melhores Dias em parceria com o Grupo HEINEKEN Brasil, lançou, no dia 5 de julho, em Araraquara, São Paulo, uma nova ferramenta digital para a aplicação do questionário AUDIT (Teste de Identificação de Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool), um método simples e eficaz para triagem de padrões de consumo de álcool, parte essencial da estratégia de Rastreio e Intervenção Breve.

Gabriela Pen do IMD; Edinho Silva, prefeito de Araraquara; Renata Walter e Lourraine Silva, da Heineken; Juliana Lujan, Secretária de Saúde; Damiano Neto, vice-prefeito e Secretário do Trabalho, Dra Thalita Martins, coordenadora de Atenção Básica; Poliana Aliane e Anne Karoline Bernardes, do IMD.

O questionário AUDIT é uma ferramenta desenvolvida e aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), amplamente utilizada para identificação de padrões de consumo de álcool. São 10 perguntas, cada uma oferecendo uma pontuação de 0 a 4, que auxiliam o profissional de saúde a traçar um perfil de consumo do paciente, e entender se aquele é um paciente de consumo de baixo risco, consumo de risco ou possível dependência. O questionário é respondido de maneira anônima, sem coleta de dados sensíveis, contendo perguntas como com qual frequência o paciente consome álcool e quantas doses de álcool consome nas ocasiões em que bebe.

Com esta ferramenta, os profissionais de saúde terão melhores condições de aplicar o AUDIT, uma vez que a somatória da pontuação do paciente é feita de maneira automática e, de acordo com o resultado, o sistema já indica qual a forma de intervenção mais adequada. Além disso, o sistema pode ser utilizado de maneira offline, armazenando as informações em nuvem para ser baixadas assim que o profissional ficar logado em área com sinal de internet.

A aplicação de testes AUDIT é uma etapa importante da estratégia de Rastreio e Intervenção Breve (ou Screening and Brief Intervention, SBI, em inglês). Esta estratégia é uma abordagem amplamente reconhecida e utilizada para identificação precoce de pacientes que apresentam um uso abusivo de bebidas alcoólicas, possibilitando intervenções necessárias para diminuir o risco do consumo, e eventualmente evitar a dependência. O AUDIT é a ferramenta capaz de traduzir o padrão de consumo do paciente e orientar qual deve ser a atuação do profissional de saúde. Pode ser aplicado em qualquer pessoa e por qualquer profissional de saúde, e não deve ser restrito somente às pessoas que já apresentam problemas devido ao uso abusivo de álcool.

O objetivo desta iniciativa é que os profissionais de saúde tenham em mãos uma ferramenta de triagem de fácil acesso e utilização. A base de dados que será criada a partir da aplicação desses testes AUDIT estará disponível para o sistema de saúde pública do município, possibilitando um diagnóstico do consumo de álcool na cidade. Um diagnóstico como esse pode auxiliar o município na criação de políticas públicas para prevenção ao consumo abusivo de álcool, contando com o auxílio da capilaridade dos profissionais de atenção primária à saúde.

O programa ModerAção é realizado em Araraquara desde 2022, com o objetivo de fortalecer as unidades de saúde locais no trabalho de prevenção ao uso abusivo de álcool.  Já foram 230 profissionais de saúde diretamente formados nos temas do programa, e mais de 1000 profissionais de saúde envolvidos em atividades de prevenção ao abuso de álcool, impactando milhares de pessoas.

Com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde, o AUDIT tornou-se o instrumento de triagem de álcool mais amplamente utilizado no mundo desde sua publicação em 1989. Atualmente, está disponível em aproximadamente 40 idiomas.

O evento ocorreu no Ceforsus (Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS-SP), em Araraquara, e contou com a presença do prefeito, Edinho Silva; da Secretária municipal de Saúde, Juliana Lujan; da coordenadora atenção básica do município, Dra. Thalita Paula Resende; a Dra. Joyce Capelli, Presidente Instituto Melhores Dias e representantes da HEINEKEN Brasil.

Após a cerimônia de lançamento, profissionais de Saúde da cidade e Agentes Comunitários de Saúde foram recebidos para demonstração da ferramenta digital AUDIT com orientações dos desenvolvedores do sistema e apresentação dos principais conceitos e técnicas de intervenção para os casos de abuso do álcool.

https://melhoresdias.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Joyce.jpg

Categorias

  • Água, Saneamento e Higiene (WaSH)
  • Assistência Emergencial
  • Cultura
  • Educação
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Palavra da Presidente
  • Pinguinho
  • Qualidade de Vida
  • Saúde e Nutrição
  • Saúde em Cena
  • Voluntariado

Leia mais

Agentes de Saúde promovem conscientização sobre uso do álcool em praça de Araraquara #Qualidade de Vida | 17 de April de 25
Fasano doa panetones para IMD distribuir a famílias em situação de vulnerabilidade #Qualidade de Vida | 24 de March de 25
Equipes do programa ModerAção realiza reunião com nova equipe de gestão da Secretaria de Saúde em Araraquara Equipes do programa ModerAção realiza reunião com nova equipe de gestão da Secretaria de Saúde em Araraquara #Qualidade de Vida | 14 de March de 25
Veja outras notícias

Cadastre-se e receba nossas dicas e novidades!

Doe Agora

Instituto Melhores Dias © 2025
Todos os direitos reservados.

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!
  • Home
  • Instituto
    • Quem Somos
    • Nossa Equipe
    • A Presidente
    • Prêmios
    • Transparência
    • Linha do Tempo
    • Leis de incentivo
    • Movimento Arredondar
    • Biblioteca Virtual
    • Nossos Parceiros
  • O que Fazemos
  • Áreas de Atuação
    • Saúde e Nutrição
    • Cultura
    • Água, Saneamento e Higiene (WaSH)
    • Educação
    • Meio Ambiente
    • Assistência Emergencial
    • Voluntariado
    • Administração de Crise Social
    • Qualidade de Vida
  • Programas
  • Presença no Brasil
  • Blog
  • Contato

(11) 3815.9079

(11) 3817.4287

Rua Jericó, 255, cj. 82
São Paulo/SP - 05435-040

Siga nossas redes

Que tal viver
melhores dias?

Cadastre-se e receba
nossas dicas e novidades!