
No dia 10 de julho, Gabriela Pen Nasser, vice-presidente do Instituto Melhores Dias, foi destaque no Global Health Talk, evento internacional realizado em Berlim pelo Global Health Hub Germany, reunindo especialistas e lideranças globais para discutir os rumos da saúde pública mundial.
Gabriela participou do painel “Shaping the Future of NCDs: Integrating Mental Health into Global Strategies for 2025 and Beyond” (“Moldando o Futuro das DCNTs: Integrando a Saúde Mental às Estratégias Globais para 2025 e Além”), representando o olhar da sociedade civil brasileira. Ela compartilhou a experiência do Instituto Melhores Dias em comunidades vulneráveis do Brasil, demonstrando como fatores como insegurança alimentar, violência doméstica e o consumo precoce de álcool impactam diretamente a saúde mental infantil — e como isso está diretamente ligado ao risco de desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) ao longo da vida.


A vice-presidente do IMD defendeu a inclusão da saúde mental infantil como eixo central das políticas de prevenção das DCNTs e reforçou a importância de se promover ações integradas nas escolas, nas famílias e nas políticas públicas voltadas à juventude. Sua participação reforça o papel ativo do Instituto Melhores Dias na formulação de soluções sustentáveis e eficazes para desafios complexos da saúde pública.
O painel também contou com a Dra. Caroline Cohrdes, do Instituto Robert Koch (Instituto Nacional de Saúde Pública da Alemanha), e Vanessa Pott, da farmacêutica Böhringer Ingelheim, com moderação de Sarbani Chakraborty, especialista em financiamento da saúde. Gabriela atua, desde o início de 2025, como coordenadora da comunidade de DCNTs do Global Health Hub Germany, reforçando sua atuação internacional.
A abertura do evento foi realizada pelo Dr. Georg Kippels, Secretário de Estado Parlamentar do Ministério da Saúde da Alemanha, que defendeu a necessidade de cooperação entre diferentes setores para fortalecer o sistema global de saúde. A Dra. Catharina Boehme, assessora sênior do Diretor-Geral da OMS, alertou sobre os cortes no financiamento da saúde global e defendeu mais pragmatismo e prevenção nas políticas públicas.
Promovido pelo Global Health Hub Germany, o evento reuniu representantes de governos, academia, setor privado e sociedade civil com o objetivo de estimular o diálogo, a colaboração e soluções inovadoras em saúde. As contribuições de Gabriela Pen Nasser reforçam a relevância da experiência brasileira e o papel estratégico da sociedade civil na construção de um futuro mais justo e saudável.