
Artigo de Joyce Capelli, Presidente do Instituto Melhores Dias
Foi notícia que, entre os anos de 2000 e 2021, foram registradas quase 100 mil mortes de idosos causadas por desnutrição no Brasil. Reportagem do jornal O Estado de São Paulo divulgou, no dia 13 de agosto, que um novo estudo publicado na Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, registrou que as 93.868 mortes representam queda na taxa de mortalidade entre pessoas com 60 a 79 anos de idade e estabilidade ou elevação na população acima de 80 anos.
A pesquisa utilizou dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. Esses dados são muito interessantes para quem trabalha com a importância de uma alimentação saudável para o pleno desenvolvimento das crianças brasileiras, como é o caso do Instituto Melhores Dias, que desenvolve programas neste sentido desde 1993. Agora, ligamos o alerta para a outra ponta etária da nossa população.
Desnutrição é uma causa de morte evitável e, portanto, pode, precisa e deve ser evitada!
A desnutrição analisada pelo estudo se refere à baixa ingestão não apenas da quantidade de calorias, mas também de proteínas, ou seja, uma alimentação inadequada que leva à perda de peso e de massa muscular, elementos que atingem em cheio a qualidade de vida dos idosos.
Com o quadro de desnutrição, pessoas com mais idade perdem massa muscular e peso correndo risco de quedas e fraturas, ficam incapacitadas de se locomover e de realizar atividades simples. Além disso, tornam-se mais sujeitos a quadros de doenças crônicas e até mesmo a demências.

Programas exitosos com o nosso “Crianças Saudáveis” que promove a construção de hortas pedagógicas em escolas públicas para enriquecimento da merenda das crianças ao mesmo tempo para ensinar sobre boa alimentação e hábitos saudáveis de vida, podem ser facilmente adaptados para pessoas 60+. Também temos o programa de hortas comunitárias no qual montamos as hortas para apoio alimentar a comunidades em situação de baixo poder aquisitivo.
O IMD também já montou hortas em Postos de Saúde visando o público de idosos. Os resultados foram excelentes em todos os sentidos: não só como forma de lazer e entretenimento ocupacional, mas como maneira de proporcionar alimentos frescos e ricos em nutrientes para as refeições. Assim como com as crianças, sabemos que, ao cultivar, a relação com os alimentos plantados se intensifica.
Ao conhecer a pesquisa divulgada no jornal, colocamo-nos à disposição para empresas e parceiros dispostos a investirem nesse segmento tão vulnerável da nossa população. Vamos cuidar dos nossos idosos? O Instituto Melhores Dias sabe como fazê-lo. Cabe repetir o que já foi dito acima: “Desnutrição é uma causa de morte evitável e, portanto, pode, precisa e deve ser evitada!”
Fonte: https://www.estadao.com.br/saude/desnutricao-foi-responsavel-por-mais-de-90-mil-mortes-de-idosos-nos-ultimos-20-anos-nprm/?_