Artigo de Joyce Capelli, Diretora Executiva e presidente do Instituto Melhores Dias
No Instituto Melhores Dias, há uma certeza consolidada em fatos ao longo dos 25 anos de nossa atuação: alimentação e aprendizagem escolar estão diretamente ligadas. Além dos bons resultados de nossos programas que promovem hábitos saudáveis de vida e boa alimentação, há a comprovação científica de que baixo consumo de proteínas, déficit de vitaminas e o consumo excessivo de gorduras trans interferem no desempenho educacional das crianças.
Uma alimentação equilibrada é fator primordial no crescimento e no desenvolvimento correto de uma criança, desde a infância até a adolescência. A explicação é simples: crianças necessitam de maior ingestão de nutrientes que os adultos porque estão crescendo: corpo, cérebro, cadeia neurotransmissora, visão, fala e concentração.
O bom desenvolvimento depende do fornecimento de vitaminas e minerais que promovem a formação e o funcionamento dessas estruturas. Quando há deficiência na ingestão de algum desses nutrientes essenciais, a criança tem o desenvolvimento prejudicado.
O cérebro, principal órgão do aprendizado, depende do fornecimento correto de energia para funcionar. Crianças bem alimentadas têm maior facilidade de aprendizagem porque conseguem raciocinar corretamente. Em crianças que não recebem nutrientes suficientes, o cérebro fica sem substrato energético para funcionar bem, o que prejudica a capacidade de raciocínio e de aprendizagem.
Ou seja, a alimentação desequilibrada prejudica o desenvolvimento completo da criança, reduz sua capacidade de raciocínio, o que gera dificuldade em aprender. Por exemplo, crianças que não tomam o café da manhã ingerem até 40% menos de vitamina C e cálcio e 10% menos de ferro do que o necessário.
Desnutrição não se restringe a um corpo fraco, fruto da baixa ingestão calórica, mas tem a ver também com baixa ingestão de vitaminas e minerais essenciais para fazer todo o organismo da criança funcionar bem.
Mesmo crianças com sobrepeso e obesidade podem estar desnutridas, aliás, esta é uma realidade que encontramos com muita frequência em nossos programas.
A desnutrição na infância é muito perigosa, pois acontece na fase da vida em que o organismo se desenvolve, quando a criança aumenta sua capacidade de raciocínio e compreensão, trazendo consequências nefastas para a vida toda do indivíduo e para seu pleno desenvolvimento em sociedade.
Falar em alimentação nas escolas, especialmente nos estabelecimentos públicos (sem se descuidar das entidades particulares), é falar em uma sociedade mais justa, igualitária, com maior potencial de desenvolvimento.
Infelizmente as escolas, principalmente as rurais, não fornecem uma merenda adequada. Apesar de o ambiente no campo ser propício para a plantação, há falta de estímulo e informação para construção de hortas escolares. Além disso, nos estabelecimentos rurais, as condições costumam ser mais precárias, inclusive no que se refere a falta de saneamento básico.
Por tudo isso, no Instituto Melhores Dias focamos essa questão pelo entendimento do quão prioritária ela é para que o Brasil se torne um País melhor, com sujeitos saudáveis, críticos, bem-educados, com plenas condições de desenvolvimento.