Como presidente e diretora executiva do Instituto Melhores Dias, que há 25 anos desenvolve programas que promovem saúde e bem estar para crianças e comunidades por todo o Brasil, fui convidada a participar de diversos eventos com stakeholders, parceiros e patrocinadores. Um destes parceiros que esteve muito presente na nossa história, estabelecendo uma parceria intelectual de muito valor para mim e para o desenvolvimento das minhas atividades é a Merck, agora P&G.
Dra. Joyce Capelli (a esquerda), presidente do Instituto Melhores Dias, representa o Brasil em evento na Alemanha.
Em maio de 2017, participei como palestrante do evento internacional 100 Healthy Years – Are Kids Prepared? (100 Anos Saudáveis – As crianças estão preparadas?), em Darmstadt, Alemanha, quando a empresa reuniu especialistas de diversas organizações renomadas como ONU, UNICEF, Federação Mundial de Obesidade e McKinsey para debater sobre questões importantes como “quais as principais e mais urgentes ameaças à saúde das crianças hoje? O que pode ser feito dentro e fora da sala de aula? E como as escolas, pais e comunidades podem dividir a responsabilidade?”.
Além da troca de experiências, o evento teve o intuito de divulgar a pesquisa realizada pela The Economist – intelligence unit, “Kids and Old Age”, um estudo global que descreve o panorama atual: O que pode ser feito para preparar as crianças para uma vida longa e saudável, de acordo com pais, educadores, instituições de pesquisa, policy makers e atores do desenvolvimento?
As principais conclusões do encontro foram publicadas em um estudo, em setembro de 2017, abordando, entre outras coisas, o papel das escolas na vida saudável da criança. Os apontamentos foram:
– As crianças de hoje serão menos saudáveis do que os adultos de hoje com mais de 65 anos quando atingirem essa idade.
– Problemas relacionados ao estilo de vida são susceptíveis de contribuir para doenças crónicas na vida adulta e já estão causando problemas de saúde entre as crianças.
– Nos cinco países estudados (África do Sul, Índia, Arábia Saudita, Alemanha e Brasil), as escolas se concentram nos principais problemas detectados, tais como falta de exercício físico, mas ignoram os problemas de saúde mental de muitos jovens;
– Há pouca evidência de que os atuais programas educacionais das escolas estejam conseguindo deter os crescentes níveis de obesidade e distúrbios mentais. Na ocasião, tive oportunidade de contribuir falando sobre as mudanças que vem ocorrendo no Brasil na faixa etária escolar, com um contingente cada vez maior e mais precoce de crianças com sobrepeso e obesidade e ao mesmo tempo anêmicas. Nas escolas e na vida dos brasileiros a falta de atividade física, é mais um componente preocupante quando se pensa em 100 anos de vida. No Instituto Melhores Dias realizamos programas para prevenir doenças ligadas ao sobrepeso e obesidade em escolares de todo o país.
Esta realidade, alinha-se com a pesquisa da The Economist e nos leva a indagar quais seriam os caminhos a serem percorridos com urgência pela sociedade e nas politicas públicas para reverter esse quadro.
Publicação do prêmio “Lifelong Health Awards”.
Após o evento, em maio de 2018, a Merck me estendeu o convite para fazer parte do júri do prêmio “Lifelong Health Awards”, juntamente com Atilla Cansun, Chief Marketing Officer, um dos principais responsáveis pela iniciativa WE100 e o prêmio. Pudemos ler e aprender sobre projetos impactantes em países como Irlanda, Índia, Brasil, África do Sul e Nigéria.
A entrega do prêmio ocorreu em Berlim, durante a Conferência Mundial da Saúde em outubro de 2018, com a entrega de uma bela publicação que resume as iniciativas. Durante a conferência, pude entrar com contato com debates atuais sobre questões ligadas à políticas de saúde pública e prevenção.
Tenho muita estima por oportunidades como estas, oferecidas pela Merck, pois trazem imensas contribuições para mim profissionalmente e para a equipe do Instituto Melhores Dias.
Acompanhar a abordagem sistêmica e organizada realizada pela empresa sobre temas que constam em todos os nossos desafios cotidianos no Brasil é muito rico para nossa organização e de suma importância para refletirmos sobre nossa atuação, sempre procurando melhorar e expandir o atendimento que realizamos.
Acreditamos que para construir um futuro melhor, as parcerias são essenciais. A Merck é uma empresa que, de fato, está ajudando a construir melhores dias para nosso Brasil.