<em>Joyce Capelli (à esquerda) com Cristina Ribeiro, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Engie Brasil.</em>
O programa Água Limpa, Crianças Saudáveis ganhou na terça-feira, dia 21 de novembro, o Prêmio Brasil Ambiental da Câmara Americana de Comércio do Rio de Janeiro (AmCham Rio), edição 2016, na categoria Ecossistemas – Recuperação de áreas degradadas. O programa é realizado no município de Carolina, Maranhão, com parceria da Fundação Engie e das empresas da Engie Brasil Energia e Consórcio CESTE, além do apoio do governo municipal.
Para a Presidente e Diretora Executiva da Inmed Brasil, Dra. Joyce Capelli, essa premiação significa o reconhecimento ao ótimo trabalho realizado pela organização em inspirar melhores dias para as comunidades brasileiras por meio de ações educativas que promovem sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.
“A relevância deste prêmio é imensa, pois destaca a importância de um programa de sustentabilidade que não só protege e recupera nascentes de água mas também envolve toda a comunidade e principalmente as crianças como guardiãs deste bem coletivo. Estamos muito honrados com o reconhecimento da AmCham do Rio de Janeiro”, afirmou.
Em 2005, esse prêmio foi criado pela AmCham Rio com o objetivo de reconhecer e incentivar ações de sustentabilidade do setor empresarial no País. Segundo a organização, a premiação, que é anual, serve como catalisadora do compromisso do empresariado em construir um Brasil mais desenvolvido e sustentável.
O reconhecimento ao programa Água Limpa, Crianças Saudáveis reforça a importância dessa parceria do setor privado com as organizações do terceiro setor para incentivar a preservação do meio ambiente e influenciar positivamente o comportamento das pessoas.
As categorias premiadas nesta edição foram as seguintes: água, emissões atmosféricas, resíduos sólidos, inovação, ecossistemas e responsabilidade socioambiental.
Sobre o programa Água Limpa, Crianças Saudáveis – O programa Água Limpa, Crianças Saudáveis protege 35 nascentes de um total de 48 mapeadas no município de Carolina (MA). O foco principal do programa é educação comunitária em prevenção e proteção das fontes de água em áreas rurais. São beneficiados 1.154 alunos (de 6 a 14 anos) de 38 escolas municipais – 80% delas localizadas em áreas rurais.
O programa educa crianças, adolescentes e a população sobre temas relacionados à higiene, sustentabilidade, questões ambientais e de qualidade de vida. São promovidas atividades que promovem melhoria na qualidade da água dos mananciais da região, que se encontravam contaminados e desprotegidos. Crianças e famílias aprendem sobre os seus recursos naturais locais e como mantê-los seguros por meio de alternativas sustentáveis para a sua conservação.
Sobre a AmCham Rio – A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro reúne empresas de grande, médio e pequeno porte de vários segmentos da economia, além de associações de classe e entidades da sociedade civil. É a mais antiga câmara de comércio da América Latina, fundada em 1916.
A AmCham Rio se dedica ao fomento de um ambiente favorável para os negócios, representando os interesses de seus associados junto às esferas pública e privada. Mantém compromisso com o desenvolvimento do País e com a defesa da proteção intelectual, além dos temas de sustentabilidade e de responsabilidade social.