Foi num 15 de outubro de 1827 (dia da educadora Santa Tereza D’Ávila), que o imperador Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil que organizava a educação brasileira. Todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter escolas de primeiras letras, era definido o salário dos professores, como eles deveriam ser contratados e as matérias básicas que deveriam ser ensinadas. O documento era inovador e revolucionário, pena que nunca foi cumprido. Ficou no papel.
Apenas em 1947 que ocorreu a primeira comemoração do Dia do Professor, em São Paulo, no Ginásio Caetano de Campos. O período letivo do segundo semestre era muito extenso e sem folgas, então os professores decidiram fazer um dia de parada para descanso e acerto de rumos. O dia escolhido foi o mesmo 15 de outubro de Dom Pedro. A celebração se espalhou pelo Brasil e acabou oficializada em 1963 pelo Decreto Federal 52.682.
Com essa pequenina lição (esperamos que tenha sido mais interessante do que chata), o IMD parabeniza todas as professoras e todos os professores, que encaminham nossas crianças e dão alma aos nossos programas.
Muito obrigado!