Livro “O Pinguinho” é sobre pingo de chuva que ensina sobre sustentabilidade e Ciências.
A Organização da Sociedade Civil Instituto Melhores Dias realizou em 29 de novembro, durante o dia todo, lançamento e entrega gratuita do livro infantil “O Pinguinho” para 600 alunos da Escola Municipal Annita Magrini Guedes de Ensino Fundamental em São Bernardo do Campo.
O livro conta a história de um pinguinho de água que, vindo do espaço, vai chover pela primeira vez no planeta Terra. Morrendo de medo de saltar, ele recebe o apoio dos parceiros de nuvem. Mesmo assim, demora para saltar e acaba chovendo sozinho no meio de um deserto onde aprende sobre a geografia e os moradores locais e sobre as mudanças de estado físico da água.
Os estudantes foram divididos em grupos e participaram palestra e bate papo com o autor, o jornalista James Capelli, que falou sobre importância dos livros, da leitura para o desenvolvimento dos cidadãos e sobre escrita criativa, produção de textos, histórias e livros. James foi aluno da escola Annita Magrini na década de 1970.
O aluno Enzo Oliveira Buarizo, de 11 anos de idade, disse ter adorado o lançamento: “Foi muito legal, fiquei inspirado, vou escrever sobre a minha vida e vou fazer um livro meu também”.
Além da obra, as crianças também ganharam de brinde do Pinguinho um copo sustentável feito com fibras de bambu e um lápis que traz com sementes de rúcula que podem ser plantadas e germinadas.
A produção e a distribuição de “O Pinguinho” foram viabilizadas por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), lei nº 8.313 com patrocínio da empresa de alimentos, saúde e nutrição animal ADESTE e apoio da empresa DEÔNIBUS.
Jaqueline Parus da Silva, coordenadora de comunicação da ADESTE, participou do evento de lançamento e distribuição do livro e destacou a importância da participação da empresa. “Este projeto leva para a comunidade, e mostra para nossos colaboradores e consumidores finais, os reais valores e compromisso da ADESTE em apoiar a educação de nossas crianças e o acesso à cultura por meio da literatura”, disse.
Foram impressos três mil exemplares que serão entregues em escolas e bibliotecas públicas de São Paulo e Minas Gerais. O Livro “O Pinguinho” também conta com áudio descrição disponibilizada em link (https://melhoresdias.org.br/programas/o-pinguinho/) que consta da obra e que também pode ser acessado pelo site do Instituto Melhores Dias (melhoresdias.org.br).