
Cabrum, Cabrum! Choveu em Pouso Alegre, onde o IMD faz o programa Crianças Saudáveis. Foi chuva de atividades com a visita do autor do livro infantil “O Pinguinho”, James Capelli em 14 de setembro. A obra, lançada pelo Instituto no ano passado, conta a história de um pingo que vai chover pela primeira vez e, além de entreter e divertir, aborda os estados físicos da água, a importância das chuvas, preservação do meio ambiente e superação de desafios.


Ao longo do segundo semestre de 2023, toda rede municipal de Pouso realizou atividades lúdicas e pedagógicas a partir do livro, envolvendo literatura, ciências e artes. Em razão dessa mobilização, o autor foi conversar com alunos nas escolas municipais Antônio Mariosa e Meyre Aparecida de Pinho. A recepção foi calorosa e contou com a presença da Secretária de Educação do Município, Suelene Marcondes de Souza; e do prefeito da cidade, Coronel Dimas.


Suelen destacou a importância de oferecer oportunidades para as crianças se desenvolverem e terem contato com livros e literatura, assim como prefeito, que enalteceu a mobilização que os alunos fizeram para receber carinhosamente o autor.


James Capelli é escritor, jornalista e faz parte da equipe de comunicação do IMD. Ele disse ter ficado encantando com a recepção que teve na cidade e com a quantidade de trabalhos expostos nas escolas a partir de O Pinguinho. “Recebi tratamento de superstar nas escolas que estive, com muita empolgação das crianças que leram o livro, fizeram os trabalhos e conversaram com entusiasmo sobre todos os aspectos da criação e execução de um livro. Até autógrafo eu dei!”

A produção e a distribuição de “O Pinguinho” foram viabilizadas por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), lei nº 8.313 com patrocínio da empresa de alimentos, saúde e nutrição animal ADESTE e apoio da empresa DEÔNIBUS.