
O Instituto Melhores Dias (IMD) em parceria com a empresa Thermo Fisher Scientific inaugurou, no dia 12 de agosto pela manhã, o Jardim Sensorial da Escola Municipal de Educação Básica Celso Augusto Daniel, no bairro Cooperativa, em São Bernardo do Campo. Participaram educadores e alunos, voluntários da Thermo Fisher e equipe do IMD.
A inauguração contou com descerramento da placa do Jardim, corte de fita inaugural e visita dos alunos ao novo espaço. Uma das paredes da localidade foi pintada com as mãos das crianças, professores e voluntários. O evento foi encerrado com o plantio de duas árvores pelos alunos e voluntários da Thermo Fisher.

O projeto e a execução do jardim foram realizados pelo parceiro do IMD, o professor de biologia, professor universitário e diretor escolar, Rafael Gonçalves Pereira.

A construção do espaço ocorreu na semana de oito a 12 de agosto com a participação de voluntários, equipe do IMD e educadores da escola, que abriga cerca de 1.200 alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos.

O jardim sensorial será utilizado para aguçar a capacidade sensorial dos estudantes que podem tocar e sentir diferentes texturas e aromas. O percurso construído contempla os cinco sentidos: olfato, paladar, tato, visão e audição.

Foram montados canteiros com plantas que aguçam os sentidos, uma pista com diferentes materiais para estimular o tato pelo toque dos pés e das mãos e um painel com diversos materiais sonoros. O professor Rafael Gonçalves Pereira também realizará formação para os professores da escola sobre como pode ser utilizado o jardim dentro do cotidiano de ensino.
Natália Kutka, coordenadora pedagógica da escola, se disse encantada com o jardim que, segundo ela, está totalmente dentro da proposta de ensino daquela Unidade Escolar. “Nós incentivamos atividades de conscientização sobre a importância de viver em harmonia e preservar o meio ambiente em que vivemos. A própria escola tem uma ambientação voltada para o estímulo da sustentabilidade. O Jardim Sensorial será uma ferramenta importante para nossos professores, especialmente após as formações que serão promovidas para eles se apropriarem pedagogicamente desse espaço”, explicou.

Gisela Karic, vice-presidente de Qualidade Corporativa da Thermo Fisher disse ter sido muito importante ver o projeto do jardim ser concluído após a inciativa da empresa de buscar o IMD como parceiro para sua concretização. “Esse projeto está totalmente afim à proposta de Responsabilidade Social da Thermo Fisher de promover um futuro mais saudável, mais limpo e mais seguro para as pessoas”, afirmou.
Joyce Capelli, presidente do IMD, revelou extrema satisfação com a parceria da Thermo Fisher e dos diretores da escola Celso Daniel. “As portas da escola nos foram abertas com muito profissionalismo, consciência e disposição para que tudo desse certo e foi impressionante a participação dos voluntários da empresa, que não pouparam esforços para que o jardim fosse entregue de forma impecável, com muito capricho para total aproveitamento dos alunos.
E as crianças aprovaram. Para o aluno Carlos, de 4 anos de idade, que participou da inauguração, o Jardim foi muito divertido “Adorei o barulho”, referindo-se ao painel lúdico de estímulo à audição. Já o coleguinha Heitor, também de 4 anos de idade, mostrou-se impressionado com outra parte do jardim: “Eu gostei mais daquele caminho com as pedrinhas, deu pra sentir tudo com o pé e com a mão”, disse apontando para a trilha de estímulo tátil.