No final do ano passado, o Instituto Melhores Dias propôs a atividade “Como Será o Amanhã” para alunos de seis a 14 anos de idade de escolas públicas das cidades de Ribeirão Claro, Paranavaí, Cambará (PR) e Pouso Alegre (MG) – localidades onde é desenvolvido o programa Crianças Saudáveis em parceria com a empresa General Mills e apoio dos governos municipais. Eles foram estimulados a revelar, por meio de desenhos e textos, o que aspiravam para este ano de 2022 após tanto tempo de afastamento escolar e dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19.
A proposta enviada pelo Instituto aos professores para ser repassada aos estudantes foi a seguinte: “O que você deseja para a sua escola, seu bairro, sua cidade e para as pessoas de quem você gosta?”. O resultado foram trabalhos muito emocionantes, que expressam o que se passou na cabeça da garotada durante este período tão atípico que a humanidade está vivendo.
Os temas mais recorrentes levantados pelos alunos foram: maior proteção ao meio ambiente, fim do racismo, sociedade mais justa, menos violência doméstica, necessidade de melhorias nas escolas, mais momentos de lazer, vacinas contra o vírus da Covid-19 para todos e, apesar da importância delas, o incômodo causado pelo uso de máscaras.
Veja, a seguir, alguns trabalhos exemplares selecionados pela equipe do Instituto melhores Dias: