Durante o período inicial de enfretamento ao vírus da Corona, fala-se muito em isolamento e quarentena. O Instituto Melhores Dias explica a diferença entre essas duas formas de evitar contato e disseminação da doença.
ISOLAMENTO
De acordo com o Ministério da Saúde, o isolamento serve para separar as pessoas em que o diagnóstico for classificado como caso suspeito, que tiveram algum contato íntimo com caso confirmado ou contato com casos confirmados da doença. O isolamento pode ser feito em ambiente domiciliar ou em hospitais públicos ou privados.
O isolamento dura 14 dias, que é o mesmo do período de manifestação da doença. Mas pode ser estendido, dependendo dos resultados dos exames laboratoriais.
O isolamento não é obrigatório, não há ninguém controlando as ações das pessoas. Ele é um ato de civilidade para a proteção das outras pessoas.
QUARENTENA
A quarentena é uma medida restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus. É uma medida de saúde pública.
Tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo ou determinado. É um ato administrativo, estabelecido pelas secretarias de saúde dos estados e municípios ou do Ministério da Saúde. A medida é adotada pelo prazo de até 40 dias, podendo se estender pelo tempo necessário.
A medida de quarentena não poderá ser determinada ou mantida após o encerramento da Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.