Durante a pandemia, o Instituto Melhores Dias não parou suas atividades. Mesmo com o isolamento social presente em todos os municípios onde a organização atua, inclusive com as aulas suspensas em todas as escolas que são base para muitas das atividades realizadas, as ações continuam.
Estamos distribuindo 1.000 cestas básicas por mês, com produtos de alimentação e de higiene, para famílias de alunos de escolas públicas em recesso em três cidades paranaenses e uma de Minas Gerais.
Para incrementar as informações que dão suporte ao combate do vírus, foram (e continuam sendo) desenvolvidos diversos materiais com dicas e comentários importantes sobre a correta forma de se portar, de se alimentar e se higienizar durante este período de risco de contaminação.
Os materiais foram organizados e colocados à disposição nos canais digitais do IMD, procurando melhorar o ambiente e a disposição das pessoas diante da necessidade de isolamento. As postagens, voltadas para adultos e crianças, reuniram folhetos, livros e outras plataformas que procuram trazer alento aos extensos dias de reclusão.
Os profissionais da saúde também foram contemplados com um manual sobre como os Agentes Comunitários de Saúde devem se portar, durante seu cotidiano de trabalho, em meio ao surto do Covid-19. Esse manual foi distribuído para diversas prefeituras.
O Manual de Alimentação Saudável, desenvolvido pela Associação Brasileira de Nutrição para esse período, foi reorganizado e reeditado (com inclusão de novas informações e sugestão de lista de compras) para trazer para os leitores dicas de alimentação durante o isolamento, receitas saudáveis e a melhor maneira de se fazer compras e higienizar os produtos.
Além disso, várias entrevistas foram (e continuam sendo feitas) para trazer mais informação e diversificação nos pontos de vista sobre este momento único na história da humanidade.
Essa profícua produção em momento algum desrespeitou a necessidade de manutenção do isolamento social para restringir ao máximo a propagação do vírus e para garantir a saúde da equipe da organização.
O Instituto Melhores Dias vai continuar lutando para que este período de riscos e necessidades passe o mais rápido possível, com plena segurança e mínimo de desconforto. A instituição conta com o apoio de todos os seus parceiros para, em breve, retomar suas ações presenciais e, mais ainda, ampliá-las para ajudar e tornar melhor a vida das comunidades e das crianças brasileiras