O Instituto Melhores Dias e o Centro MARS de Ciência do Cacau (MCCS) iniciaram neste mês de fevereiro o programa Comunidades Mais Saudáveis de assistência emergencial e de ações de educação e prevenção para 500 famílias (cerca de 3.000 pessoas) da comunidade rural e urbana de Barro Preto, na Bahia.
O Comunidades Mais Saudáveis, que será realizado durante seis meses, tem como ações: distribuição de cestas básicas; formação de adultos, professores e profissionais de saúde locais, por meio da entrega de material educativo sobre higiene pessoal e auto cuidados para crianças e familiares; formação em higiene, prevenção de doenças, educação sanitária, nutrição e promoção de mensagens de saúde e bem estar para famílias, jovens e crianças.
Ainda como parte do programa, o Instituto Melhores Dias enviou para a Unidade de Saúde da Família, na zona rural, da cidade de Barro Preto 900 testes rápidos para identificação da COVID-19, que serão aplicados pelo posto de saúde local. A Clínica ZDI Diagnóstico e Imagens (onde foram adquiridos os exames), doou 100 exames por se tratar de um programa social.