No dia 3 de novembro, o Instituto Melhores Dias realizou duas formações online sobre temas distintos para dois tipos de público: pela manhã, foram abordados os protocolos de retorno às aulas presenciais para profissionais de Educação de Barro Preto, na Bahia. À tarde, a formação foi sobre Educação em Saúde no Contexto Escolar voltada para profissionais de Saúde do mesmo município, onde é realizado o programa Comunidades Mais Saudáveis.
Profissionais de Educação de Barro Preto (BA) debatem os protocolos de retorno às aulas presenciais.
A palestra matutina foi realizada por Gabriela Pen Nasser, diretora institucional do IMD. Ela passou orientações sobre um seguro retorno às aulas no município em consonância com os protocolos do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde. Foram passadas formas corretas de atuação com relação à correta higiene dos ambientes escolares, sobre o preparo da merenda, promoção da higienização constante das mãos dos alunos, da equipe escolar, monitoramento da saúde das crianças e dos educadores e obrigatoriedade do uso de máscaras.
Agentes de Saúde discutiram ações preventivas e abordagens de impacto junto à comunidade.
Na formação vespertina, Gabriela Murizine, especialista em Saúde Pública do IMD, falou sobre saúde preventiva. Ela passou diversas informações para os Agentes de Saúde sobre abordagens junto à comunidade e sugeriu atividades de impacto com alunos e familiares.
Junto com os agentes, Gabriela desenvolveu uma ação sobre higiene pessoal, tema apontado por eles como fundamental na região, e mostrou toda a estratégia para a ação ter êxito. Os profissionais participaram ativamente da atividade com empenho e muitas contribuições.
Sobre o Comunidades Mais Saudáveis – O programa é feito pelo Instituto Melhores Dias em parceria do Centro MARS de Ciência do Cacau (MCCS) e com apoio do governo local. Presta assistência emergencial e promove ações educacionais e de prevenção para 500 famílias (cerca de 3.000 pessoas) da comunidade rural e urbana de Barro Preto, na Bahia.
O programa teve como ações a distribuição de cestas básicas; entrega de material educativo sobre higiene pessoal e autocuidados para crianças e familiares; formação em higiene, prevenção de doenças, educação sanitária e nutrição para professores e equipes de Saúde da Família locais; e promoção de mensagens de saúde e bem-estar para famílias, jovens e crianças. O Instituto Melhores Dias também enviou para Barro Preto 900 testes rápidos para identificação da COVID-19.