
Após apoiar mais de 7 mil pessoas em Jacareí e Araraquara (SP), o programa ModerAção chega à capital paulista integrado ao Conexão Cidadã para capacitar os times que prestam serviços sociais e dão atenção primária à saúde aos catadores
A Ancat (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), o Instituto Melhores Dias e o Instituto HEINEKEN lançam o programa “ModerAção + Conexão Cidadã” no dia 10 de junho, a partir das 9 horas, na sede da Ancat (Rua Vinte e Quatro de Maio, 276, 5º andar, República) em São Paulo (SP).
A iniciativa é voltada para a formação de profissionais da saúde e de desenvolvimento social no enfrentamento do uso abusivo de álcool entre a população atendida pelo projeto Conexão Cidadã, que apoia catadores e catadoras autônomos de materiais recicláveis em diversas regiões do Brasil, com foco especial naqueles em situação de vulnerabilidade social.
O ModerAção teve edições bem-sucedidas em Jacareí e Araraquara (SP), onde, desde 2022, apoiou mais de 800 profissionais de atenção primária à saúde para prevenção do consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Agora, o programa chega em São Paulo integrado ao Conexão Cidadã para impulsionar ainda mais o projeto na cidade. Além dos times do Conexão, serão capacitadas as equipes da rede pública de saúde e assistência social, com foco na estratégia de Rastreio e Intervenção Breve (SBI – Screening and Brief Intervention), recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com isso, serão preparados para identificar padrões de consumo de álcool entre a população atendida pelo projeto, além de avaliarem a intervenção mais adequada de acordo com o perfil identificado. A estratégia inclui a articulação intersetorial com unidades de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a fim de fortalecer a rede de atendimento e reduzir danos relacionados ao uso abusivo de álcool.
“Acreditamos que o cuidado e a escuta qualificada são fundamentais para transformar realidades. Nossa experiência com o programa ModerAção de controle ao uso abusivo do álcool em municípios como Araraquara e Jacareí mostrou resultados promissores e agora queremos ampliar esse impacto no contexto urbano de São Paulo, unindo o Programa ao Conexão Cidadã”, afirma a Dra. Joyce Capelli, presidente do Instituto Melhores Dias.
“Essa nova fase do projeto, construída com o Instituto HEINEKEN e o Instituto Melhores Dias, leva informação e orientação sobre um tema importante e urgente dentro da realidade da nossa categoria de catadores. Estamos fortalecendo redes de apoio e valorizando quem está na linha de frente da reciclagem no Brasil,” destaca Roberto Rocha, presidente da Ancat.
“Estamos muito felizes em expandir o projeto ModerAção por meio do Conexão Cidadã, agora também na capital paulista. Essa iniciativa é estratégica para avançarmos com nossa agenda de cidadania em São Paulo. A parceria com a Ancat e o Instituto Melhores Dias reforça nosso compromisso em ampliar o alcance de ações de cuidado e prevenção ao uso abusivo de álcool, sempre com respeito à realidade dos catadores e catadoras — profissionais essenciais para a sustentabilidade no Brasil”, afirma Vânia Guil, head do Instituto HEINEKEN.
A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com políticas públicas de saúde, inclusão e promoção ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, priorizando abordagens humanizadas e eficazes para populações em situação de vulnerabilidade.
Sobre o Instituto Melhores Dias
É uma organização da sociedade civil, que atua na promoção da saúde, educação e desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade, com projetos implantados em diversos estados do Brasil.
Sobre o Conexão Cidadã
O Conexão Cidadã é um projeto nacional idealizado pela Ancat com o objetivo de ampliar o acesso a direitos, saúde, cidadania e inclusão social para catadores e catadoras de materiais recicláveis em situação de vulnerabilidade.
Na capital paulista e em Salvador, o projeto conta com o apoio do Instituto HEINEKEN, reafirmando o compromisso da iniciativa privada com ações sociais voltadas à sustentabilidade e ao cuidado com quem atua na base da cadeia da reciclagem. Em Salvador, soma-se também o apoio da Tetra Pak.
O Conexão Cidadã integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento da categoria dentro do Programa Pró-Catador, promovido pelo governo federal por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República e do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadores (CIISC), com apoio da Fundação Banco do Brasil e do Sebrae. Essa articulação viabilizou ações e entregas do projeto em cidades como Aracaju, Belém, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília — reforçando uma atuação nacional com foco em equidade, mobilização comunitária e promoção da dignidade dos trabalhadores da reciclagem.
Sobre a Ancat
Uma associação civil sem fins lucrativos formada por catadores e para os catadores de materiais recicláveis. Há 25 anos atua pelo avanço na profissionalização da categoria organizada em cooperativas e associações, além de contribuir para o trabalho de catadores que atuam nas ruas, aterros sanitários e em lixões no Brasil.
Protagonista na criação de conexões entre o setor público, grandes empresas e cooperativas, a Ancat tem promovido a economia circular inclusiva em todo o país, fortalecendo e ampliando a prestação de serviços dos catadores (as). E para isso, estabeleceu uma sólida área de projetos que atua sobre temas como: recuperação de embalagens, qualificação produtiva, gerenciamento de logística reversa, tecnologia, além de geração e organização de dados referentes ao setor.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 11 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).
Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.
O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações em www.heinekenbrasil.com.br e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram.