“O Trombone” foi instrumento de um momento literário e pedagógico em Pouso Alegre, no dia 26 de setembro pela manhã, na Câmara Municipal. Cerca de 250 alunos de 8º e 9º anos de 12 escolas municipais de Pouso Alegre (MG), acompanhados de seus professores e de profissionais de Educação, participaram de encontro com o autor do livro, que foi distribuído gratuitamente para a rede de ensino pelo Instituto Melhores Dias.
Durante cerca de duas horas, o jornalista James Capelli, que escreveu a obra, conversou com os estudantes e respondeu perguntas enviadas previamente por eles e compiladas pela organização do encontro.
Entre professores e representantes da Secretaria Municipal de Educação, estavam: Rosana Cézar Garcia de Lima, diretora do departamento pedagógico (representou a secretária de educação); Edna Aparecida dos Santos, professora de Língua Portuguesa e coordenadora dos trabalhos com o livro; Maria Teresa Carvalhaes, supervisora Pedagógica Fundamental II; Rosângela Dias Ribeiro Lima, Coordenadora Municipal da Educação Integral; e Gisele Fernandes Silva, Supervisora Pedagógica e a apresentadora do evento.
A produção e distribuição dos 3.000 exemplares impressos de “O Trombone” (em São Paulo e Minas Gerais) foram viabilizadas pela Lei Federal de Incentivo à Cultura nº 8.313 com patrocínio das empresas Adeste e AllCare