O consumo excessivo de álcool entre as mulheres aumentou nos últimos anos, principalmente entre as mais jovens com idades de 18 a 24 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS em 2018), 1,6% das mulheres brasileiras com 15 anos ou mais preenchem critérios para abuso ou dependência de álcool, sendo que 0,5% apresentam diagnóstico de dependência; 25% das mulheres que bebem relataram ter se engajado no padrão de consumo nocivo conhecido como Beber Pesado Episódico (BPE).
As mulheres possuem estrutura corporal e composição biológica diferente das dos homens, possuindo menos água no corpo e menos enzimas no fígado que metabolizam o álcool. Por conta disso, elas têm maior probabilidade de desenvolverem problemas com níveis de consumo mais baixos de consumo e em idade mais precoce do que o sexo masculino.
Além do alcoolismo, o consumo abusivo de álcool entre as mulheres pode aumentar o risco de câncer de mama e afetar negativamente a fertilidade. Também pode aumentar alguns efeitos colaterais da menopausa quando associado a terapia hormonal.
Por conta disso tudo, o Programa “ModerAção”, em Araraquara (SP), engajou-se nas atividades do Outubro Rosa de 2023 e desenvolveu material para apoio às atividades de educação sobre o tema nas unidades de saúde com destaque para a relação entre Outubro Rosa e a Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool).
As equipes da Atenção Primária à Saúde foram estimuladas a ficar ainda mais atentas para o desenvolvimento das ações coletivas relacionadas à prevenção do consumo de álcool entre as mulheres. A equipe do programa também participou da Semana de Alimentação Saudável do município e realizou palestra para a população beneficiária do Programa Municipal Bolsa Cidadania.
O Programa “ModerAção” é realizado nos municípios de Jacareí e Araraquara com objetivo de conter o uso abusivo de Álcool, é realizado pelo IMD com parceria do GRUPO HEINEKEN e apoio dos governos locais.