Artigo de Joyce Capelli
Como estamos em pleno período de chuvas e altas temperaturas, o número de casos de dengue, chikungunya e Zika está alarmante. Atualmente a campanha de conscientização sobre as arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos como o Aedes aegypti) tem o slogan: “Combate ao Mosquito: para fazer diferente, precisamos agir antes”.
O IMD está à disposição para ajudar e fazer a ponte entre a iniciativa privada interessada em unir forças contra estes males que afetam a sociedade brasileira e os governos municipais que estejam carecendo de apoio.
O combate a essas doenças se dá por meio de um esforço integrado entre estados, municípios, sociedade civil organizada e empresas conscientes de seu papel junto às comunidades onde atuam. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 74% das larvas do mosquito são encontradas próximas às residências e no peridomicílio, que é o entorno das casas. Precisamos incentivar e facilitar a ação dos agentes de endemia, que cumprem um papel fundamental no enfrentamento à dengue.
Além disso é enorme a expectativa com a vacina Qdenga, que está sendo ofertada no SUS (Sistema único de Saúde) para auxiliar no enfrentamento à Dengue. Com ela, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar este tipo de vacina no sistema público de saúde. Ela está sendo destinada a regiões com maior incidência e transmissão do vírus, contemplando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Mas precisamos pensar em toda a população brasileira, especialmente pessoas com mais de 60 anos que sofrem demais com essas arboviroses, inclusive com risco de morte.
Por isso, o momento é de unir esforços e medidas de prevenção para reduzir a transmissão de dengue, chikungunya e Zika. O Instituto Melhores Dias tem um programa que oferece aos profissionais de saúde formação e cartilhas de esclarecimento para procedimentos, manejo clínico, vigilância e controle de arboviroses. Com empresas parceiras podemos levar a mais municípios e estados, reforçando ações que fazem a diferença.
*Joyce Capelli é presidente e diretora executiva do Instituto Melhores Dias