Cerca de 120 educadores da cidade baiana de Umburanas participaram, no dia 29 de julho, de formação online oferecida pelo Instituto Melhores Dias sobre o ensino híbrido, que combina aulas presenciais com ensino remoto, a distância, por vídeo. Esse desafio tem sido constante e permanente desde o início da pandemia do vírus Covid-19.
A palestrante foi a Fernanda Regina Andrade Freitas, educadora com pós-graduação em Arte e Educação e em Educação Ambiental, além de ser professora da rede municipal de ensino de São Bernardo do campo.
Fernanda mostrou quais são os recursos digitais e as ferramentas mais acessíveis e simples para tornar as aulas a distância mais interessantes e com potencial de mobilizar a audiência das crianças. Ela mostrou diversos vídeos com exemplos de atividades que ela desenvolveu e que foram exitosos em manter a turma atenta e fiel às aulas por vídeo.
Ela destacou que, nas aulas em vídeo, a professora ou o professor abrem as portas de suas casas ao mesmo tempo que entram na casa dos alunos. Uma nova experiência que deve ser explorada no ensino e na qual os conteúdos tradicionais são transformados em experiências cotidianas que possam trazer aprendizado.
Fernanda ressaltou a necessidade de que os vídeos produzidos para a turma sejam curtos, atraentes e explicativos; que as propostas sejam pensadas para que tenham continuidade, sejam simples e para que as crianças realizem com o máximo de autonomia possível.
Ela também destacou formas de atingir as famílias de alunos que não têm acesso à internet com facilidade. Tudo foi realizado com muitos exemplos práticos e com exposição de material que a palestrante produziu para seus alunos.
Ela propôs, por exemplo, visitas virtuais com a turma a museus ou teatros que estão disponíveis na internet e destacou a importância de que o ensino virtual sempre promova a autonomia das crianças e estimule a busca pelo conhecimento (instigue a curiosidade). Os participantes da Live ficaram muito interessados e postaram muitas perguntas.
A palestra, que faz parte do programa Escola Saudável, realizado em parceria com a empresa e a Fundação Engie e com apoio do governo municipal.