No dia 15 de junho, o Instituto Melhores Dias realizou formação online para cerca de 10 profissionais de Saúde do município de Barro Preto, Bahia, onde é realizado o programa Comunidades Mais Saudáveis em parceria com o Centro MARS de Ciência do Cacau (MCCS) e apoio do governo local. O posto de Saúde onde os profissionais trabalham divide espaço com a Escola Virginia Mars, situada em Zona Rural da cidade, mantida pela empresa Mars.
Gabriela Murizine, especialista em Saúde Pública falou sobre Saúde Preventiva, passando diversas informações e dicas sobre abordagens para a equipe de atenção básica do posto, além de sugerir atividades de impacto com alunos e familiares.
As profissionais de Saúde foram muito participativas, desenvolvendo diálogo intenso e proveitoso sobre a situação de Barro Preto durante a pandemia e as dificuldades que enfrentam no cotidiano, com destaque para a gravidez precoce de adolescentes, que, segundo elas, aumentou durante o afastamento das aulas.
Elas também destacaram o papel fundamental que a empresa Mars desempenha na facilitação da relação da Saúde com a escola e a comunidade, aproximando os profissionais em prol da saúde das crianças.
Sobre o Comunidades Mais Saudáveis – Presta assistência emergencial e promove ações educacionais e de prevenção para 500 famílias (cerca de 3.000 pessoas) da comunidade rural e urbana de Barro Preto, na Bahia.
Realizado a partir de fevereiro deste ano, o programa tem como ações a distribuição de cestas básicas; entrega de material educativo sobre higiene pessoal e autocuidados para crianças e familiares; formação em higiene, prevenção de doenças, educação sanitária e nutrição para professores e equipes de Saúde da Família locais; e promoção de mensagens de saúde e bem-estar para famílias, jovens e crianças. O Instituto Melhores Dias também enviou para Barro Preto 900 testes rápidos para identificação da COVID-19.