O Instituto Melhores Dias promoveu duas lives, nos dias 25 e 28 de maio, que reuniram cerda de 250 educadores de Cambará, Ribeirão Claro, Paranavaí (cidades paranaenses), Pouso Alegre (MG), e São Bernardo do Campo (SP), para ensinar a construção de composteiras domésticas e hortas domiciliares, mesmo em pequenos espaços.
Nos eventos online também foi apresentada a importância da redução do lixo domiciliar e seu impacto para o meio ambiente.
Os palestrantes nas duas ocasiões foram a arquiteta Carolina Brito, especializada em sustentabilidade, e o engenheiro agrônomo Pedro de Andrade.
Carolina explicou como fazer o tratamento do lixo; os diferentes tipos de resíduo sólido; o que pode e como deve ser reciclado; o impacto do lixo para o meio ambiente e, ainda, o quanto uma composteira caseira reduz resíduos orgânicos. Ela deu dicas de como professoras e professores podem abordar esses temas de forma prática com os alunos. Ela exibiu um vídeo que explicou os passos para construção de uma composteira e mostrou o tipo correto de minhoca e alimentos que devem ser usados no processo de compostagem.
O engenheiro Pedro fez as transmissões ao vivo do quintal da casa dele, na Bahia, de onde mostrou detalhadamente como montar uma horta caseira em caixas de madeira.
Ele explicou como e com qual material forrar as caixas, as etapas de preparação da terra, os talos, sementes e caroços que podem ser plantados e como devem ser semeados.
O público foi muito participativo nas duas lives com várias perguntas e pedidos de esclarecimentos sobre os processos ensinados.
As transmissões fizeram parte das ações do programa Crianças Saudáveis, realizado nos municípios pelo Instituto Melhores Dias em parceria com a empresa General Mills e apoio dos governos municipais.