Nos dias 28 e 29 de outubro, a presidente do Instituto Melhores Dias e a diretora institucional Gabriela Pen Nasser, participam e representam o Brasil na conferência internacional “Online Learning – The new normal Post Covid-19” ou, traduzindo, “Aprendizado on-line – o novo normal pós Covid-19”.
O objetivo do evento é avaliar criticamente o impacto do bloqueio da pandemia Covid-19 em todas as instituições acadêmicas em todo o mundo e como elas podem fornecer educação e aprendizagem de alta qualidade de forma online.
A conferência é organizada pelo fórum global WASD – World Association for Sustainable Development (Associação Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), sediado na Inglaterra. Este fórum reúne especialistas de todo o mundo para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, ciência e gestão de tecnologia.
Antes do isolamento social da pandemia Covid-19, havia um grande debate sobre se o aprendizado nos campi era de boa qualidade ou se o aprendizado online poderia substituí-lo. Agora, diante da nova realidade, as instituições acadêmicas não têm outra opção a não ser oferecer ensino e aprendizagem online. Isso aconteceu bem no meio do ano letivo, sem aviso prévio, todos tiveram que se ajustar rapidamente, fechar o campus físico e tentar ensinar o currículo online.
O foco da conferência será a qualidade da experiência de ensino online. Dra. Joyce Capelli, presidente do Instituto Melhores Dias, explica que essa mudança de paradigma educacional também atingiu em cheio os programas da sua organização.
Ela relata: “Muitas de nossas ações tem como base as escolas públicas brasileiras, onde estão as crianças que atendemos e os educadores. Tivemos a necessidade de rapidamente nos adaptar à educação online e, sem parar nossas atividades, migramos para essa forma de trabalho. O Instituto vê, para o futuro, uma educação híbrida onde a formação online continuará a exercer uma parcela importante do ensino.”
A participação no Instituto Melhores Dias na conferência internacional “Online Learning – The new normal Post Covid-19” será posteriormente divulgada.