O programa Prevenção Quanto Antes Melhor, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Enzo Antonio Silvestrin, em São Paulo, com patrocínio da Fundação MSD (Merck Sharp & Dohme), que tem como foco a educação sobre prevenção em saúde para jovens e adolescentes, realizou avaliação com 238 alunos do Ensino Fundamental II (uma amostra do total de estudantes da escola).
Os resultados revelam o grau de conhecimento (ou a falta dele) sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), HIV-Aids e gravidez precoce. Apenas 7% dos alunos demonstraram possuir conhecimentos básicos sobre ISTs, enquanto 64% deles demonstraram conhecimentos parciais e 29% não sabiam sequer o básico.
Sobre o contágio do vírus do HIV, somente 10% demonstraram conhecer todas as formas. A avaliação mostrou ainda que 49% dos alunos conhecia métodos de prevenção ao HIV.
O objetivo do programa é levar conhecimento sobre os meios de prevenção às ISTs. Com apoio da equipe de professores da escola, são promovidas discussões com os alunos sobre temas ligados à sexualidade, saúde, gravidez precoce e qualidade de vida entre os alunos.