Melhores Dias - Nossa missão é promover o desenvolvimento saudável de crianças

Programas

Água Limpa, Crianças Saudáveis

O programa “ÁGUA LIMPA, CRIANÇAS SAUDÁVEIS” tem como objetivo melhorar a saúde de crianças, por meio de maior acesso à água potável. Com foco em educação sanitária e ambiental, o programa traz mudanças positivas a longo prazo na saúde da população, com atividades de educação ambiental e preservação de nascentes de água. Crianças e seus familiares aprendem sobre os recursos naturais locais, criando alternativas sustentáveis para sua preservação.

Principais Ações:
– Parcerias com governos locais;
– Envolvimento comunitário;
– Mapeamento de nascentes de água da região com diagnóstico da qualidade da água e necessidade de preservação e recuperação;
– Recuperação das nascentes, em parceria com órgãos locais, proprietários rurais e comunidade do entorno;
– Atividades educativas para alunos sobre preservação de nascentes e recursos naturais locais;
– Formação para professores e agentes comunitários de saúde em saúde, higiene e meio ambiente.

Impacto:
1.154 alunos de 6 a 14 anos das escolas municipais de Carolina, MA estiveram envolvidos em ações de preservação e recuperação das nascentes locais. Em parceria com o governo local, o “ÁGUA LIMPA, CRIANÇAS SAUDÁVEIS” mapeou 48 nascentes com equipe formada por engenheiro ambiental e sanitarista, governo municipal, educadores e comunidade. Foram recuperadas 35 nascentes com as seguintes ações: construção de abrigos, cercas e reflorestamento do entorno com mudas nativas. A comunidade esteve diretamente envolvida no mapeamento e proteção das nascentes locais.

Prêmio:
O programa foi vencedor do prêmio Prêmio Brasil Ambiental da AmCham Rio em 2016, na categoria Ecossistemas – recuperação de áreas degradadas.
Acesse neste link.

Parceios:
Fundação Engie, empresas da Engie Brasil Energia e Consórcio CESTE e apoio do governo municipal.

Cadastre-se e receba nossas dicas e novidades!

Doe Agora